IPCA do Turismo acelera 1,97% em Curitiba e RM

Aumento nos preços das passagens aéreas durante as férias de julho contribui para elevar a inflação do setor

16/08/2024

O IPCA-Turismo, indicador elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) com base nos dados do Índice de preços ao consumidor (IPCA), registrou inflação de 1,52%, ante uma variação do IPCA geral na ordem de 0,38%.

No acumulado de janeiro a julho deste ano, a inflação do turismo no Brasil está negativa em 1,27% e em 12 meses, de agosto/2023 a julho/2024, está em 4,72%. Na comparação com o ano anterior, a inflação em 12 meses do turismo vem desacelerando, conforme aponta a Assessoria Econômica da Fecomércio PR.

A cesta de consumo de produtos relacionados ao turismo no Paraná (com dados coletados em Curitiba e Região Metropolitana) registrou inflação de 1,97% no mês de julho, ligeiramente acima da média nacional.

Entretanto, no acumulado do ano, os preços do turismo na capital paranaense apresentaram deflação de 1,39%.

Nos últimos 12 meses o setor registra inflação de 3,18%, mas vem desacelerando na comparação com o mesmo período de anos anteriores, quando apresentava elevação de 5,66%.

As passagens aéreas foram o subitem que registrou a maior alta em Curitiba, com 24,19%, e puxou a inflação para cima, seguida por estacionamento (1,60%) e hospedagem (1,43%). De acordo com o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, a elevação dos preços das passagens aéreas no mês de julho é uma alta sazonal, em função da alta demanda no período de férias.

Por outro lado, tiveram redução de preços os subitens pacote turístico (-1,37%) e sorvete (-0,33%).

BOLETIM DA CESTA DO TURISMO

Assessoria de Imprensa:

Karla Santin – jornalismo@fecomerciopr.com.br | (41) 3883-4530 – WhatsApp (41) 99236-3335

Publicado por Karla Santin

16/08/2024 às 11:26