30/07/2024
O Julho Amarelo é o mês de conscientização e combate às hepatites virais e faz parte do calendário de datas de saúde do Ministério da Saúde. Em alusão à campanha, o Sesc Centro e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) ofertaram na sexta-feira (26), 500 testes gratuitos para Hepatites B e C.
Além da testagem, foram oferecidos serviços complementares de saúde, como teste de glicemia e aferição da pressão arterial para os participantes enquanto aguardavam os resultados dos exames, que duravam em média 20 minutos. Após a realização dos testes, os participantes receberam aconselhamento especializado sobre prevenção das hepatites. “Foram realizados 142 testes e todos os resultados não reagentes para as hepatites B e C”, pontuou a técnica de atividades do Sesc Centro, Ana Carolina Knaut.
A técnica responsável pelas Hepatites Virais da Sesa, Camila dos Santos Mineiro, frisa que o diagnóstico precoce é essencial para melhorar o desfecho da doença. “É fundamental destacar a importância das ações de educação e saúde preventiva, especialmente no caso das hepatites virais. Essas ações, como a que está sendo realizada aqui no Sesc são cruciais para o diagnóstico precoce. As hepatites virais são frequentemente chamadas de ‘doenças silenciosas’, pois muitas vezes uma pessoa pode passar até dez anos sem saber que está infectada. Esse atraso no diagnóstico pode levar a complicações graves, como carcinoma hepatocelular, cirrose, e, em casos mais severos, a necessidade de um transplante de fígado”, alertou informando que os testes rápidos para Hepatite B e C estão disponíveis em todas as unidades básicas de Saúde do Paraná.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.