NOTÍCIAS

Cerimônia da passagem da lâmpada marca início da Semana da Saúde no Senac Curitiba Centro

A Semana da Saúde marca o aniversário de Florence Nightingale e a morte de Ari Néri, respectivamente, mulheres pioneiras da área da saúde que revolucionaram a história das profissões

14/05/2024

Durante a cerimônia de passagem da lâmpada, alunos do curso Técnico em Enfermagem prestes a se formar acenderam a vela para os alunos que iniciaram as aulas em março deste ano

O gerente executivo do Senac Curitiba Centro, Agnaldo Camilo Monteiro, destacou o papel dos profissionais de saúde

O Senac Curitiba Centro realizou na noite de ontem (13/05) a cerimônia da passagem da lâmpada, que marca a abertura da Semana da Saúde, com uma ampla programação nas unidades que ofertam cursos nesta área.  

A Semana da Saúde é celebrada de 12 e 20 de maio e marca o aniversário de Florence Nightingale e a morte de Ana Néri, respectivamente, mulheres pioneiras da área da saúde que revolucionaram a história das profissões. A semana de celebrações tem início no dia 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, e finaliza no dia 20 de maio, vez da comemoração dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. 

A cerimônia da passagem da lâmpada na enfermagem é um ritual simbólico que marca a transição de estudantes de enfermagem para profissionais prontos para entrar no campo da prática. É uma tradição que remonta aos primórdios da enfermagem moderna e é realizada em muitas escolas e programas de enfermagem em todo o mundo. Os estudantes recebem uma lâmpada ou uma vela, que simboliza a luz do conhecimento do, da compaixão e do cuidado que eles estão prestes a trazer para a profissão de enfermagem. A lâmpada é passada de uma geração para outra ou de enfermeiros mais experientes para os recém-formados, representando a continuidade da tradição e a responsabilidade de transmitir os valores e o conhecimento da profissão. 

Na celebração de ontem, os alunos da 108ª e da 109ª turmas de Técnico em Enfermagem do Senac Curitiba Centro, que se formarão este ano, acenderam a vela para os alunos da turma 114, que iniciaram as aulas em março deste ano. A aluna Jhulyana Cort de Almeida representou Florence Nightingale, fundadora da Enfermagem moderna.  

Durante o evento, o gerente executivo do Senac Curitiba Centro, Agnaldo Camilo Monteiro, destacou o papel dos profissionais de saúde, sobretudo em momentos difíceis, como as enchentes no Rio Grande do Sul, que afetaram mais de dois milhões de pessoas.  

O caos instaurado no estado gaúcho por causa das chuvas atingiu 110 hospitais, deixando 17 sem atendimento e 75 em atendimento parcial. Hospitais de campanha foram instalados e centenas de profissionais de saúde e voluntários estão mobilizados nos resgates, cuidados de saúde e arrecadação de alimentos e outros itens. “O Paraná já enviou 520 toneladas de alimentos para lá; o Senac, juntamente com o Sesc mandaram quase sete toneladas, isso graças a vocês que ajudaram na arrecadação”, agradeceu o gerente.   

“Vocês, da área da saúde, mais do que uma profissão, escolherem uma missão. Porque na caminhada da vida das pessoas, são os profissionais de saúde que estarão ao lado do próximo no momento da necessidade e no momento final.  Vocês são anjos na vida de muitas pessoas. Que vocês possam usar seus conhecimentos para salvar vida, com ética, bom senso e humanização”, completou Monteiro. 

A assistente de gerente, Talita Maria de Andrade, destacou que a Semana da Saúde tem por objetivo aproximar os estudantes das inovações e tecnologias que estão moldando o mercado de trabalho e de abrir novos horizontes profissionais. “Tão bonita a passagem da lâmpada, esse amor e luz que a Florence traz para a gente. Se dediquem à profissão que vocês escolheram, em todos os cursos que temos aqui no Senac na área da saúde, os cursos técnicos, os de qualificação profissional e aperfeiçoamento. Aproveitem essa semana de estudo, para pensar sobre a saúde, ver o que há de mais tecnológico e inovador. É muito importante que a gente pare para estudar e se atualizar sempre”, reiterou Talita.  

A programa de Curitiba deve envolver os mais de 700 alunos matriculados na unidade em cursos da área da saúde, que poderão participar de workshops e bate-papos sobre inovação e empreendedorismo, bioética na atuação com sistemas informatizados, IA e telessaúde, health data science, soft skills e habilidades para o profissional do futuro.  

Publicado por Estagiários Jornalismo

14/05/2024 às 14:24

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.