NOTÍCIAS

Museu do Café é inaugurado em Londrina

Convidados, autoridades e imprensa participaram na noite desta quinta-feira (24), em Londrina, da inauguração do Museu do Café, um equipamento cultural pensado para valorizar, preservar e manter viva a história da cafeicultura do Paraná – um dos mais importantes ciclos econômicos do estado, que teve o seu auge das décadas de 1940 a 1970.  Com […]

25/08/2023

Convidados, autoridades e imprensa participaram na noite desta quinta-feira (24), em Londrina, da inauguração do Museu do Café, um equipamento cultural pensado para valorizar, preservar e manter viva a história da cafeicultura do Paraná – um dos mais importantes ciclos econômicos do estado, que teve o seu auge das décadas de 1940 a 1970. 

Com uma área de 1.014,62m2, o Museu do Café está localizado no prédio que abrigou por 54 anos a 10ª Subdivisão Policial e agora passa a ofertar à população, além de salas expositivas, equipadas com recursos tecnológicos, salas de atendimento, de dança, biblioteca, cursos de valorização social, como corte e costura, salas de artes, de música, de múltiplas artes, sala educativa para atividades complementares e espaço de convivência. 

Para o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná presenteia a cidade de Londrina e todo o Estado com este museu. Ele destacou a importância da cultura cafeeira para o Paraná. “O café faz parte da história do paranaense. Inúmeras famílias vieram para o Paraná para trabalhar com o café, principalmente no Norte do Estado, e criaram raízes aqui. Ele é protagonista da geada negra, mas o Paraná se levantou e depois desse episódio, tornou-se uma potência na produção de alimentos”, salientou. Ratinho Junior também acredita que a história da cultura cafeeira precisa ser preservada para que as crianças e as futuras gerações entendam como Londrina se tornou uma pujante cidade e como o café tem parte significativa neste processo. 

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, preservar a memória do estado e da sua cultura faz parte da missão das instituições públicas e privadas. “Nosso museu irá perpetuar a história para que nossos netos, bisnetos possam conhecê-la. Estamos guardando e lembrando de um grande momento da economia do Paraná. Isso é uma memória viva”, ressaltou. 

O diretor regional do Sesc Paraná, Emerson Sextos, salientou que o Museu do Café é fruto de um trabalho coletivo e que ao entregá-lo à população o Sesc não apenas revisita o passado, mas instiga a reflexão sobre o modo como a instituição pode ser inserida neste contexto social e econômico. “O Museu do Café é o registro dos ciclos e da roda da vida. É a marca que o Sesc nos deixa e nos faz lembrar que a natureza nos proporciona tanto o crescer, o florescer, quanto o decrescer e o morrer, para aprendermos depois de tudo isso renascer”, disse. 

A deputada federal Luiza Canziani pontuou que o Museu do Café é a oportunidade ímpar de resgatar a história para que o passado seja honrado e o futuro seja projetado. 

Emocionada, a deputada estadual Cloara Pinheiro compartilhou que há 50 anos, ela pisou pela primeira vez no prédio que hoje abriga o Museu do Café, quando ele ainda abrigava a Subdivisão Policial e enfatizou o poder transformador das instituições que compõem o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR. “Este espaço é cultura, é dança, é acolhimento, é história. Local onde certamente muitas pessoas irão se emocionar”, avalia. 

De acordo com o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, a cidade e região recebem um presente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná com a inauguração do primeiro museu da instituição. “Nossa história permanece viva, ela não morreu. A história do café em nossa região tem muitos desdobramentos, teve seu auge, a geada, muitas famílias perderam tudo o que tinham. Hoje vemos a retomada e a transformação do café, principalmente as mulheres presentes na produção dos cafés especiais em nossa cidade”, contou. 

Presenças

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e coordenador do G7, Fernando Maurício de Moraes; o 1º Secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e deputado estadual Alexandre Curi; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana; o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e o secretário de Estado de Turismo, Márcio Nunes

Também participaram da inauguração do Museu do Café os secretários estaduais de Turismo, Marcio Nunes e de Saúde, Beto Preto; o chefe de gabinete do governador, Darlan Scalco; o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), Fernando Furiatti; a os deputados estaduais Alexandre Curi e Cobra Repórter. 

A matéria completa da inauguração do Museu do Café será publicada na próxima edição da Revista Fecomércio PR. 

 

Texto: Silvia Bocchese de Lima

Publicado por Karla Santin

25/08/2023 às 12:56

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.