NOTÍCIAS

Senac realiza Semana de Estudos e Pesquisas – Queijos do Paraná

O Senac PR teve participação importante na 1ª edição do Prêmio Queijos do Paraná, promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR, IDR-Paraná, Sebrae PR e Sindileite PR, para seleção dos melhores queijos do estado, compondo o corpo de jurados e realizando workshops voltados ao assunto. Para dar continuidade ao tema o Senac PR realiza de 24 a 28 […]

27/07/2023

O Senac PR teve participação importante na 1ª edição do Prêmio Queijos do Paraná, promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR, IDR-Paraná, Sebrae PR e Sindileite PR, para seleção dos melhores queijos do estado, compondo o corpo de jurados e realizando workshops voltados ao assunto.

Para dar continuidade ao tema o Senac PR realiza de 24 a 28 de julho a Semana de Estudos e Pesquisas – Queijos Paraná, nos Restaurantes-escola de Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá e Caiobá. A Semana tem como objetivo disseminar técnicas e conhecimentos referentes à cadeia produtiva do queijo no estado.

Na segunda-feira (24), o professor Antônio Fernandes, da UFV e membro da SerTãoBras deu uma aula para os instrutores de gastronomia do Senac PR, sobre análise sensorial dos queijos. “Precisamos treinar nosso paladar para analisar os tipos de queijos, além disso a aparência, corpo, textura, sabor e aroma fazem parte dessa análise”, explicou o professor.

Como parte da aula os instrutores degustaram cinco tipos de queijos, começando pelo mais suave (mussarela de búfala), até chegar no Gorgonzola, um queijo de sabor mais intenso.

Workshop desvendando as famílias de queijos 

A queijista Flávia Rogoski, proprietária da loja Bon Vivant, localizada no Mercado Municipal de Curitiba, deu uma aula completa de como escolher, degustar e armazenar queijos no workshop desta terça-feira (25/7), realizado no Senac Curitiba Centro.

A especialista foi uma das juradas do Prêmio Queijos do Paraná, que aconteceu em junho, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, e condecorou 98 derivados de lácteos.

Quase 120 alunos e público em geral lotaram o Restaurante-escola do Senac e, além da palestra sobre as famílias de queijos – sim, queijo tem família e são várias, relacionadas ao modo de produção -, degustaram, sob a orientação da queijista, quatro queijos premiados no concurso: um Appenzeller, que recebeu medalha super ouro; um Parmesão (medalha de ouro); um Brie (medalha de prata) e um queijo colonial com casca de urucum (medalha de bronze), todos da Cooperativa Agroindustrial Witmarsum, de Palmeira.

As amostras da degustação abrangeram quatro famílias de queijo, o Appenzeller de massa semidura, o Brie de massa mole, o Colonial de massa presada e o Parmesão de pasta seca cozida.

“Em uma análise sensorial de queijo temos que usar todos os nossos sentidos. Começamos com a visão até o paladar. É preciso deixar o cérebro passar pelo processo de entendimento do que está se provando. Então a gente começa olhando para o queijo, o que vai permitir lembrar os queijos que você já comeu na vida, suas referências, o queijo que a avó fazia no sítio”, orientou Flávia. Após uma boa olhada no queijo, o próximo sentido a ser utilizado é o tato, para avaliar a densidade. Depois, o aroma e, por último, se coloca o queijo na boca. Outra dica: é preciso mastigar bem, sem engolir imediatamente, para deixar o queijo desmanchar e envolver todo o paladar. Aí sim, inspire o ar, com o queijo ainda na boca, e por último, engula.

Semana Queijos do Paraná

Durante a Semana serão ofertados dois tipos de serviço na hora do almoço, buffet (Curitiba, Maringá e Foz do Iguaçu) e empratado (Curitiba e Foz do Iguaçu). Já o Restaurante-escola de Caiobá servirá um jantar no estilo empratado. Entre as receitas estão: Nasi Goreng de Queijo Coalho; Camembert Empanado e Molho Agridoce de Goiabada de Carlópolis; Massa Fresca de Espinafre; Bacalhau Gratinado com Queijo Colonial; Verrine de Crème Brûlée de Queijo Brie com Morangos Marinados em Vinho do Porto; Pescado na crosta de parmesão; Cromesqui de cordeiro com queijo trufado; e Escalope de mignon ao molho de queijo provolone.

Restaurante-escola Curitiba

Cardápio 26/07 e 27/7

Cardápio Dia 28/7

  • Rua André de Barros, 750 – Centro – 2°Andar
  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 11h30 às 14h | Sábados das 11h30 às 14h30

Restaurante-escola Foz do Iguaçu

Menu 25 a 28 de julho

  • Rua João Rouver, 160 – Centro
  • Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira 11h30 às 14h
  • (45) 3521-6200

Restaurante-escola Maringá

  • Av. Colombo, 6225 – Centro – Zona 7
  • Horário de funcionamento: Segunda a Sábado 11h30 às 14h
  • (44) 3218-5100

 

Autoras: Fernanda Ziegmann e Karla Santin

Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing – NCM

Publicado por Karla Santin

27/07/2023 às 12:37

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.