Agenda Institucional da CNC reúne 700 pessoas

Agenda Institucional do Comércio 2023 foi lançada durante evento no Centro Internacional de Convenções, em Brasília, na última terça-feira (14), incluindo a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alkmin.

16/03/2023

Em evento para lançar a Agenda Institucional do Comércio 2023, com a presença de 700 pessoas no Centro Internacional de Convenções, em Brasília, na última terça-feira (14), incluindo a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alkmin, e da Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, de parlamentares de todas as unidades federativas, presidentes e diretores das federações que compõem a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o presidente da entidade José Roberto Tadros destacou a importância do setor terciário para a economia brasileira. “O nosso setor é responsável por 78% do PIB nacional, gerando entre 28 e 30 milhões de empregos no país”, ressaltou.

Tadros falou sobre a iniciativa inédita de lançar a Agenda Institucional e discorreu sobre as atribuições na CNC em prol do desenvolvimento nacional: “Em harmonia com o desenvolvimento sustentável e com os princípios da ética, mediamos as relações entre empresários e empregados”. O presidente da CNC fez ainda a defesa do lucro para as empresas como forma de garantirem bons salários a seus colaboradores.

O momento mais aplaudido de sua fala foi quando lançou a palavra de ordem “Vamos acabar com a pobreza neste país”

A ministra Daniela Carneiro, do Turismo, a segunda a discursar, pregou o diálogo entre governo e a CNC,
abrangendo todo o setor terciário. Segundo a Ministra, “para ser aprovada a nova Lei Geral do Turismo vai ser fundamental o apoio do Congresso Nacional”, e apelou para os parlamentares presentes, repetindo que o
turismo transforma vidas.

O vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alkmin, colocou os pontos principais da sua gestão à frente do Ministério, alertando que o país tem hoje 300 mil crianças fora do ensino infantil, o que irá prejudicá-las em termos de competitividade quando passarem a frequentar o ensino fundamental. “A agenda da competitividade é prioritária, como forma de atrair investimentos. Precisamos eliminar os gargalos da infraestrutura, em todas as suas áreas, porque o Brasil não pode se isolar do mundo.

Alkmin também reforçou a importância do comércio entre os países da América Latina: “A Europa negocia entre seus países 72% da movimentação comercial; os países da América do Norte, mais de 50%, enquanto na América Latina só negociamos entre nós 29% do total do comércio”.

O vice-presidente da República também apoiou a reforma tributária como forma de desonerar salários.

O evento contou com cinco quiosques, um para cada região brasileira, que serviram pratos típicos preparados pelas regionais do Senac. A região sul ofereceu costela assada, prato gaúcho; joelho de porco, dos catarinenses, e o barreado do Paraná.

A direção nacional do Sesc montou um grande stand central mostrando todos os serviços que promove para o desenvolvimento do país.

A delegação do Paraná foi comandada pelo presidente em exercício do Sistema Fecomércio, Ari Faria Bittencourt, acompanhado pelo superintendente da Federação, Eduardo Gabardo Martins, os diretores regionais do Sesc e Senac, Emerson Sextos e Sidnei Lopes de Oliveira, e o assessor da presidência para a área de turismo, Giovanni Cauduro Bagatini.

Dois parlamentares paranaenses prestigiaram o evento. O Deputado Federal Beto Richa relembrou a parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac para a restauração do Paço da Liberdade, quando era prefeito de Curitiba, e colocou-se à disposição na Câmara Federal para defender os interesses do setor.

Também o Deputado Federal Deltan Dalagnol esteve presente, abrindo as portas do seu gabinete para as
pautas do comércio.

Ambos receberam a Agenda Institucional do Comércio 2023, trabalho de fôlego que envolveu todas as federações filiadas à CNC e motivo do evento, entregue a todos os parlamentares no local e a ser encaminhada pela assessoria legislativa da CNC a todo o Congresso Nacional.

Publicado por Isabela Mattiolli

16/03/2023 às 14:25