NOTÍCIAS

Jornalista Aroldo Murá Gomes Haygert morre aos 82 anos

Professor Aroldo era um dos veteranos da imprensa paranaense, com 62 anos de jornalismo. Tratava de câncer há um ano

04/01/2023

Aroldo Murá Gomes Haygert e Darci Piana

Faleceu nesta terça-feira (3) às 13h o jornalista e professor Aroldo Murá Gomes Haygert, aos 82 anos. Ele estava em tratamento de câncer há um ano e o quadro de saúde se debilitou nos últimos dois meses. Estava internado no Hospital São Vicente, em Curitiba. 

O velório acontece nesta quarta-feira (4), entre 9h e 17h, na Capela Vaticano (Rua Desembargador Hugo Simas, 26). Em seguida, o corpo será levado para cremação. 

Com 62 anos de jornalismo, o professor Aroldo deixa vasta obra de perfis biográficos da coleção Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses, em 13 edições que foram lançadas entre 2008 e 2022. 

Aroldo Murá foi um dos ícones do bom jornalismo paranaense. Embora tenha sido professor de jornalismo pela via acadêmica, na verdade foi professor na lida das redações. Desde a emblemática Voz do Paraná até o Indústria&Comércio, formou centenas de profissionais da mais alta qualidade nesta profissão tão nobre quanto incompreendida.  

“Lamento profundamente o falecimento do amigo Aroldo Murá, aos 82 anos. Murá deixa um enorme legado para o jornalismo e para a cultura paranaense. Ele coordenava o projeto Memória Paranaense e lançou várias edições do livro Vozes do Paraná, com o perfil biográfico, escrito por ele próprio, de inúmeras personalidades paranaenses. Tive a honra de ser incluído no livro Vozes do Paraná nº 4. E tive a alegria de poder conviver afetuosamente com o professor Murá, como eu, gaúcho de nascimento e paranaense de alma e coração. Aos familiares, meu mais profundo sentimento”, diz o vice-governador e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana. 

“Era um homem generoso, de ideais forjados na educação de cunho católico, o que jamais o impediu de abrigar pessoas defensoras de outras ideologias nas redações que dirigiu. Em dezembro de 2021, no dia do sepultamento do meu filho, teve a generosidade de me ligar, para um abraço virtual. Fico devedor eterno de sua grandeza e das lições que com satisfação recebi ao longo da sua brilhante carreira. Mais que ninguém, merece ser, para sempre, o nosso ‘Professor’. Com maiúscula, por favor”, finaliza o escritor e jornalista Ernani Buchmann. 

Publicado por Estagiários Jornalismo

04/01/2023 às 11:23

Veja também
©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.