20/07/2022
Neste dia 21 de julho, as 30 principais entidades empresariais do turismo brasileiro e as Federações do Comércio de todo o País, entre elas a Fecomércio PR, lançam, em suas mídias sociais, uma campanha reforçando a importância do turismo como vetor de desenvolvimento social. Com a hashtag #vaiturismo2022, a ação visa reforçar o pleito do setor de conquistar espaço para o turismo nos planos de governo. A campanha ficará no ar até 2 de outubro, data das eleições gerais no País.
A iniciativa faz parte do movimento Vai Turismo – Rumo ao Futuro, lançado em 2021 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), reunindo as entidades empresariais do setor e representantes da cadeia produtiva com o propósito de criar um movimento nacional com pessoas e organizações na elaboração de recomendações de políticas públicas para colaborar com o impulsionamento do setor, especialmente após os impactos da pandemia de covid-19.
O primeiro grande passo do movimento foi o desenvolvimento do documento “Propostas e Recomendações de Políticas Públicas de Turismo – Nacional”, entregue aos pré-candidatos à Presidência: Jair Bolsonaro, Simone Tebet e Luiz Inácio Lula da Silva e ao ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, juntamente com a Agenda Institucional do Sistema Comércio.
Para a elaboração das propostas, o Vai Turismo promoveu mais de 100 encontros técnicos, entre reuniões e workshops, e reuniu cerca de 300 organizações signatárias. Foram desenvolvidos: um benchmarking que mapeou práticas internacionais inspiradoras para o turismo sustentável, pesquisas de percepção e 27 diagnósticos das unidades federativas com base na metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes.
Com base na relatoria e na sistematização dos temas debatidos em cada estado, os tópicos em comum transformaram-se em demandas regionais, e as prioridades regionais se consolidaram na agenda nacional, que aponta, entre as macroestratégias, cinco temas necessários à consolidação e à competitividade do setor: Investimentos Convergentes, Inteligência, Incentivo, Oferta Qualificada e Governança. Em agosto, também será realizada a entrega de 27 documentos estaduais.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Faria Bittencourt, o estado do Paraná tem uma política de incremento do turismo e “tem efetuado um importante trabalho de divulgação dos nossos principais destinos turísticos, como a Usina Binacional de Itaipu, Parque Nacional do Iguaçu, Vila Velha, Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba e o Litoral paranaense, além do fortalecimento e desenvolvimento de novas regiões e modalidades turísticas”.
Propostas e Recomendações de Políticas Públicas de Turismo – Nacional
Assinam as propostas as Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) das 27 unidades federativas.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.