NOTÍCIAS

Combate à dengue: ação na Boca Maldita abordou população

Sesc da Esquina levou orientações da Campanha Aqui o Mosquito Não Entra

12/05/2022

Equipe da ação formada por representantes do Sesc da Esquina, Sesa e Defesa Civil

Mobilizar a população para combater a dengue foi o objetivo da ação da Campanha Aqui o Mosquito Não Entra realizada na manhã de terça-feira, 10, na Boca Maldita, pelo Sesc da Esquina, Defesa Civil e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Os transeuntes eram abordados pelos representantes das três instituições e também por um animador, vestido de mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. 

Segundo o capitão Marcos Vidal da Defesa Civil, levar informações para o maior número de pessoas reforça a ação de combate. “Essa conscientização é de extrema relevância para que a população aqui abordada, quando retornar para a sua casa, verificar se aquele pratinho de planta está acumulando água, se tem algum outro item que esteja propício para que o mosquito se desenvolva”, afirmou. 

Com números em crescimento, a população é a grande aliada da campanha que conta com aplicativo do Sesc para registrar focos de criadouros do mosquito eliminados e também participar do jogo interativo. “A Sesa valoriza muito este tipo de ação, que visa levar informação e orientação para que as pessoas cuidem dos seus imóveis, identifiquem os criadouros da dengue, perceba que também é responsável assim como o setor público. Este período epidemiológico está sendo bem sério, porque está tendo uma elevação muito grande de casos, são mais de 40 mil casos no estado do Paraná”, explicou Pedro Calderaro, biólogo da Sesa. 

O biólogo também alertou que já nos primeiros sintomas da doença a população procure atendimento médico. “A dengue precisa de uma avaliação médica para ser classificada em relação ao risco e ver qual o melhor encaminhamento para o paciente: em casa, ambulatorial ou outra intervenção”, finalizou. 

Números
O boletim semanal da dengue publicado ontem (10) pela Secretaria de Estado da Saúde, registrou 43.751 confirmações da doença. São 6.703 casos a mais, um aumento de cerca de 18% em relação aos números do informe anterior. Os dados são do 37º Informe Epidemiológico, do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022. 

Ele traz 124.078 casos notificados no total. Dos 373 municípios que registraram notificações de dengue, 315 confirmaram a doença. A Saúde também informou a morte de mais três pessoas. Desde o início do período, o Paraná soma 12 mortes pela doença.   

O estado já confirmou a condição epidêmica de dengue por conta dos casos prováveis e confirmados, que estavam acima do esperado para o período.  

Com o objetivo de driblar esses números, o Sesc PR, em parceria com a Sesa, prorrogou a Campanha Aqui o Mosquito Não Entra. Diversas ações serão realizadas em todo o Paraná até o dia 31 de maio. 

O Sesc PR também desenvolveu um jogo interativo por meio de seu aplicativo, com o objetivo de identificar e eliminar focos do mosquito. Os participantes, equipes, instituições de ensino e os municípios que mais obtiverem pontos por eliminação de criadouros do mosquito serão premiados após o término da campanha. 

Até o momento 155.045 focos e criadouros do mosquito já foram eliminados. Eles foram registrados por 5.409 paranaenses, de 270 municípios do estado. 

Mais informações sobre a campanha pelo site. 

Animador aborda traseuntes na Boca Maldita

Texto: Lívia de Almeida

Publicado por Estagiários Jornalismo

12/05/2022 às 09:38

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.