Centro de Inovação do Comércio recebe R$ 1 milhão em recursos

Valores serão aplicados na adequação da estrutura física, aquisição de equipamentos e bolsas para estudantes

01/04/2022

Assinatura do termo de cooperação do Centro de Inovação do Comércio. Da esq. p/ dir.: o  então secretário municipal de Governo de Londrina, Alex Canziani; o vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; o reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sergio Carlos de Carvalho; a deputada federal Luísa Canziani, e o presidente Sincoval, Ovhanes Gava

Nesta segunda-feira (28/03), durante a posse das diretorias dos sindicatos empresariais de Londrina, o Centro de Inovação do Comércio deu mais um importante passo. Foi assinado o termo de parceria e cooperação entre o Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), Centro de Inovação do Comércio, Fundação Araucária e a deputada federal Luísa Canziani.

O documento formaliza o repasse de R$ 500 mil ao Centro de Inovação do Comércio ainda neste ano, sendo R$ 250 mil oriundos da Emenda Parlamentar nº 40340013, da deputada Luísa Canziani, aprovada pelo Congresso, e da contrapartida de igual valor da Fundação Araucária. E já existe emenda aprovada para o ano 2023 para mais R$ 250 mil de cada entidade.

Lançado em maio de 2021, o Centro de Inovação do Comércio, é uma iniciativa inédita da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Sincoval e parceiros como o Senac PR, Sebrae/PR, Prefeitura de Londrina, Fundação Araucária, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Governo do Paraná, que vai conectar empresas do varejo com soluções inovadoras que promovam a transformação digital do setor.

Os recursos do convênio serão aplicados na adequação dos espaços da sede do Sincoval, que abriga o Centro de Inovação, bem como na aquisição de equipamentos e para o pagamento de bolsas para cerca de 20 estudantes de graduação e pós-graduação. De acordo com o presidente do Sincoval, Ovhanes Gava, serão destinados 13 espaços exclusivos para o Centro de Inovação, incluindo nove salas para o programa de aceleração de startups, loja-conceito e espaço de networking. Os valores devem ser liberados ainda neste primeiro semestre para início das adequações físicas necessárias.

O projeto do Centro de Inovação do Comércio também receberá R$ 750 mil da CNC e a Fecomércio PR participará da operacionalização das atividades. O Senac PR e o Sebrae PR realizarão cursos, ações e consultorias dentro da programação de cada entidade para o Centro. No ano passado, o Senac PR e o Sebrae PR já realizaram várias ações no espaço, que incluíram a oferta de cursos gratuitos para empreendedores e colaboradores de empresas do comércio, o primeiro Hackathon do Comércio e rodada de negócios do Portfólio Soluções Amigas do Comércio. Neste ano, está sendo programada nova agenda de cursos e atividades a ser divulgada em breve.

“O Centro de Inovação do Comércio está cada vez mais se materializando, agora com a liberação dos recursos vindos da emenda parlamentar da deputada Luísa Canziani, nossa grande incentivadora, junto da Fundação Araucária. Também temos a participação direta da CNC e da Fecomércio PR neste projeto de desenvolvimento tecnológico do comércio de nosso estado. O Sincoval é o berço deste projeto, que servirá de modelo para aplicação em outros estados brasileiros”, reitera Ovhanes Gava.

Participaram da assinatura do termo de cooperação a deputada federal Luísa Canziani; o presidente Sincoval, Ovhanes Gava; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; o reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sergio Carlos de Carvalho, além do vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt; do então secretário municipal de Governo de Londrina, Alex Canziani; do diretor regional interino do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira; do gerente regional Norte do Sebrae PR, Fabrício Pires Bianchi, e demais autoridades.

Texto: Karla Santin

Publicado por Karla Santin