NOTÍCIAS

Sesc PR e Fundação Pró-Renal realizam exames gratuitos no Dia Mundial do Rim

A campanha da “Prevenção à Doença Renal” é uma parceria de longa data entre o Sesc PR e a Fundação Pró-Renal. Celebrando o Dia Mundial do Rim, um evento realizado anualmente pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF), as instituições ofertaram testes rápidos e orientações de saúde […]

15/03/2022

A campanha da “Prevenção à Doença Renal” é uma parceria de longa data entre o Sesc PR e a Fundação Pró-Renal. Celebrando o Dia Mundial do Rim, um evento realizado anualmente pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF), as instituições ofertaram testes rápidos e orientações de saúde no Sesc da Esquina.  

No local foi possível fazer testes rápidos de urina, glicemia, além da aferição de pressão arterial e orientações sobre saúde renal, nutrição e odontologia. As atividades foram realizadas com todos os cuidados necessários para a prevenção da Covid-19, conforme as orientações das autoridades de saúde. 

Ao todo, 300 senhas de atendimento foram disponibilizadas ao público. “Fiz os testes e deu uma alteração. A equipe me orientou e me encaminhou para atendimento em uma unidade de saúde para consultar um nefrologista. São exames que a gente não faz com frequência e foi bom eu ter vindo”, pontuou uma das participantes da ação, Marta Limberg.   

A Doença Renal Crônica (DRC) se caracteriza pela lesão progressiva e irreversível que afeta as funções dos rins. Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas. Por isto, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com a realização de exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples.  

O médico nefrologista e presidente da Fundação Pró-Renal, Miguel Carlos Riella, alerta sobre a importância de estar com os exames em dia. “A Doença Renal Crônica é mais comum do que supúnhamos. Existem dados de que 10 a 15% da população adulta tem a doença. A grande maioria não sabe, porque ela quase não apresenta sintomas, somente nas fases mais graves, então um dos objetivos da Fundação ao longo do ano é alertar, conscientizar a população sobre os grupos do risco, que são pressão arterial e diabetes, além da importância dos exames em dia, principalmente o de urina e o de creatinina”, pontuou.  

A ação do Dia Mundial do Rim foi destaque no jornalismo da RPC. 

Confira as reportagens: 

Bom Dia Paraná

Meio Dia Paraná  

Texto: Isabela Mattiolli

 

Publicado por Estagiários Jornalismo

15/03/2022 às 10:36

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.