NOTÍCIAS

Roda de conversa sobre a dengue é feita pelo canal do Sesc PR no Youtube

A segunda edição da campanha “Aqui o Mosquito Não Entra” do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) tem promovido ações de conscientização  em todo o estado. Uma roda de conversa virtual sobre a Dengue foi transmitida ao vivo pelo canal do Sesc PR no Youtube, no […]

25/02/2022

A segunda edição da campanha “Aqui o Mosquito Não Entra” do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) tem promovido ações de conscientização  em todo o estado. Uma roda de conversa virtual sobre a Dengue foi transmitida ao vivo pelo canal do Sesc PR no Youtube, no dia 23 de fevereiro. 

A 18ª Regional de Saúde apoiou a live que tem como principal objetivo trazer atualizações sobre a doença, formas de prevenção, eliminação de focos, sintomas e tratamentos disponíveis. O informe epidemiológico divulgado pela SESA semanalmente apontou que o Paraná registrou 21.066 casos suspeitos da doença, com 1.110 confirmações. Os dados foram divulgados no dia 22 de fevereiro e fazem referência ao novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e segue até julho de 2022.  

“A Dengue é uma doença viral de rápida disseminação e é endêmica na nossa região. Todos os casos suspeitos devem ser notificados nas unidades de saúde. O sistema é on-line e é usado para notificar tanto a doença como a Chikungunya”, frisou a interlocutora da Seção de Vigilância Epidemiológica (SINAN), Miriã Braz Duarte Eugênio.  

O coordenador de endemias da 18ª Regional de Saúde, Aléssio Braganholo Neto, falou sobre o controle vetorial do Aedes aegypti, entre eles o uso de fumacê e as visitas de controle feitas por agentes. “Temos como norte as Diretrizes Nacionais para Controle e Prevenção de Epidemias da Dengue (PNCD). Uma dessas diretrizes aponta a necessidade de um agente para cada 800 a 1.000 imóveis, com rendimento diário de 20 a 25”, exemplificou.  

O médico infectologista, Claudio Queniti Hirai, foi um dos convidados da live e explicou que a Dengue é classificada em quatro tipos. “Independente da classificação, nós temos manifestações clínicas semelhantes, podendo ser mais acentuados a partir do segundo episódio de contato com o vírus, até por questões imunológicas. A princípio temos a Dengue como um quadro autolimitado, de três a sete dias. Porém temos que lembrar que, além dos quadros com sintomas, temos pacientes subclínicos e assintomáticos”, explanou. 

“A dengue também é um agravo de saúde pública que merece total atenção e a equipe deve estar integrada. O nosso principal parceiro é a sociedade, com foco na saúde da população e do meio ambiente”, pontuou a inspetora de saneamento da 18ª Regional de Saúde, Maria Helena Mendes Luiz, durante a live.      

Quem também participou da live foi o representante da 18º regional de Saúde do Sesc Cornélio Procópio, Matheus José Silva Cardoso. “Estamos mais uma vez juntos nesta campanha, uma parceria que aborda um assunto tão importante que é a Dengue”, concluiu. 

A gravação da roda de conversa pode ser acessada aqui 

Campanha 

A campanha “Aqui o Mosquito Não Entra” também estimula uma competição entre municípios em uma espécie de game, com o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti em todo o Paraná. A estratégia principal da iniciativa é eliminar focos do mosquito, registrar em fotos o antes e o depois, e compartilhar no aplicativo do Sesc PR. A campanha vai até o dia 30 de abril e faz parte da programação o Dia D, em 12 de março, com atividades simultâneas em todo o Paraná. 

Clique aqui para saber mais sobre a iniciativa. 

Texto: Isabela Mattiolli

Publicado por Estagiários Jornalismo

25/02/2022 às 11:02

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.