Ordem Nacional do Mérito Comercial da CNC é entregue a Darci Piana

Honraria é uma das mais importantes concedidas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

22/02/2022

A outorga da Ordem Nacional de Mérito Comercial a Darci Piana foi conduzida pelo presidente da CNC, José Roberto Tadros

O Palácio Garibaldi, em Curitiba, foi o local escolhido para homenagear o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana. Na noite de ontem (21), o dirigente, que está como governador do Paraná em exercício, foi condecorado com a  Ordem Nacional de Mérito Comercial, no grau de Grã-Cruz, uma das mais importantes honrarias da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Piana recebeu a insígnia do presidente da CNC, José Roberto Tadros. “Em 2014 eu estava como presidente em exercício da CNC e conferi ao Darci Piana essa condecoração, que não havia sido entregue até então. Desde que assumi efetivamente a presidência esse era um dos objetivos, homenagear esse dirigente que presta relevantes serviços ao Sistema e à comunidade estadual e nacional. Já são 20 anos de amizade e trabalhos mútuos. Hoje consagrando o Piana com muitos méritos como príncipe do nosso Sistema”, disse Tadros em seu discurso.

A Ordem Nacional de Mérito Comercial é conferida a personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiras, que se tenham tornado dignas da gratidão e do reconhecimento da CNC. A honraria é constituída em seis graus: Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. “Recebo essa homenagem com muito orgulho em nome de todos os paranaenses. Esse mérito eu divido com os presidentes dos sindicatos filiados à Fecomércio PR, aos dirigentes do Sesc e do Senac e a todos que contribuem diariamente com o nosso Sistema. Eu justifico essa homenagem trabalhando ainda mais para fazer desse estado o melhor para se viver”, completou o homenageado.

A cerimônia foi realizada com número reduzido de convidados, devido à pandemia. Diversas autoridades participaram do encontro, entre elas o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, representando o prefeito Rafael Greca. “O Darci Piana é um parceiro permanente da cidade de Curitiba. Eu admiro muito a trajetória dele como empresário, como presidente da Fecomércio e no governo do estado. Gosto de citar sempre dois atos históricos que ele fez pela cidade: através da liderança dele, houve a revitalização completa do Paço Municipal, e depois, o Belvedere, que era um prédio abandonado e foi totalmente revitalizado, mostrando o cuidado com a cidade onde vive”, pontuou.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros; o homenageado Darci Piana, e o presidente em exercício da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt

O presidente em exercício da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt, também dirigiu palavras ao homenageado, durante a cerimônia. “O Piana é merecedor dessa comenda pelo serviço que tem feito no Sistema e em todos os setores do nosso estado: esporte, cultura, educação, turismo. É um reconhecimento pelo trabalho da Federação e do Sistema que se destaca em todo o Brasil”, ressaltou.

“O Darci Piana é um humanista, um pacificador. Realço essa sua qualidade essa disponibilidade e generosidade em prol de um mundo melhor”, enfatizou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, (TJPR), desembargador José Laurindo de Souza.

Representando a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, também proferiu algumas palavras durante a entrega da honraria. “Sou testemunha do trabalho extraordinário que o Piana fez ao longo de sua vida para buscar ao trabalhador oportunidade de acessar o mercado de trabalho.  Uma pessoa de diálogo e debate franco, que hoje é aplaudido de forma tão calorosa. Um paranaense gaúcho, que honra a todos nós nas elevadas funções que exerce”, comentou.

Presenças

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e dirigentes do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR

Compuseram a mesa de destaque, o homenageado Darci Piana; José Roberto Tadros; Ari Faria Bittencourt; o vice-prefeito Eduardo Pimentel; José Laurindo de Souza Netto; o chefe da Casa Civil do Estado do Paraná, João Carlos Ortega; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura; a deputada federal Luísa Canziani; a secretária executiva da CNC, Simone Guimarães; a família de Darci Piana, sua esposa Maria José Piana, a filha Patrícia Piana Presas e o genro Joaquin Fernandez Presas. A cerimônia de outorga da homenagem foi acompanhada por diversas autoridades, entre elas, deputados estaduais e federais, prefeitos, presidentes de Sindicatos Empresariais filiados à Fecomércio PR e dirigentes do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

Publicado por Karla Santin

22/02/2022 às 11:37