Artigo – O trabalho vai continuar

Por Darci Piana

11/02/2022

Estamos chegando ao fim de mais uma jornada. Findamos um ano de inúmeras incertezas decorrentes da pandemia que assolou o mundo, mas esperançosos com a ampla vacinação da população, com a diminuição dos casos e vítimas da Covid-19 e com a retomada econômica.

Neste ano de 2021, foi preciso inovar e nos reinventar, ampliamos nossos serviços e abrangência, apresentamos novos projetos e implementamos novos programas.

As atividades foram intensificadas em todos os nossos setores e chegamos à totalidade dos 399 municípios do Paraná com ações do Sesc e do Senac. As três casas, câmaras setoriais, nossos 63 sindicatos e o Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento, demonstraram toda a energia que tem sido a tônica da nossa atuação, mesmo durante os períodos de isolamento gerados pela pandemia.

Em uma ação conjunta e inédita entre a CNC, Fecomércio PR, Sincoval e parceiros, criamos o Centro de Inovação do Comércio – um projeto piloto que vai conectar empresas com a academia, criar espaço de coworking, de soluções inovadoras e transformação digital do setor varejista de Londrina e região.

O Sesc cumpriu sua missão com maestria e méritos. Mobilizamos o estado do Paraná com as campanhas sociais que desenvolvemos e pudemos constatar, novamente, que a solidariedade é a maior virtude do paranaense. O trabalho de nossas equipes, espalhadas em 27 cidades do estado, e dos nossos parceiros resultou em arrecadações recordes.

Migramos do físico para o digital e, por fim, ao híbrido. Conseguimos alcançar e impactar ainda mais pessoas com nossas ações, e foi assim com a Semana Literária, Sesc Geek Literacon, Primavera do Rock, Paraná Junino, Sesc Mulheres, Fejacan, Femucic, Rodas de Conversa, Festival Arte em Rede, Campanha contra a Dengue, Copa Sesc de Futebol Virtual.

Dentre tantos campeonatos em inúmeras modalidades esportivas que promovemos, preciso destacar a seletiva de bocha paralímpica que realizamos no Sesc Portão, que mostrou a todos a necessidade da inclusão, de criarmos oportunidades e darmos o acesso amplo e irrestrito à cidadania à pessoa com deficiência.

O Senac vem incrementando cada vez mais suas ações, e ampliando o número de alunos  inscritos e beneficiados. Em 2021, chegamos à impressionante marca de 8,5 milhões de horas/aula ministradas em diferentes cursos, que vão desde o Ensino a Distância às ações do Ensino Superior. Deste total de carga horária, cerca de 56% foi ofertado de maneira gratuita, ou seja, mais de quatro milhões de horas/aula foram ministradas pelo Senac PR sem custo algum para os alunos.

Durante o ano inteiro, realizamos mais de 94 mil atendimentos em todo o Paraná e do total, mais de 40 mil atendimentos foram totalmente gratuitos. Em nossas pesquisas junto aos alunos, obtivemos 85,5% no índice de satisfação em relação à qualidade das aulas remotas ofertadas. Isso mostra que estamos no caminho certo e vamos fazer ainda mais e melhor.

Enfim, os números são expressivos e nos dão confiança para enfrentarmos os próximos 365 dias.

Publicado por Carolina Gomes

11/02/2022 às 16:47