NOTÍCIAS

Trabalho, economia, gestão e comércio movimentam a pauta do 36º CNSE

Mais de mil dirigentes sindicais empresariais, executivos e empresários de todo o país participaram do 36º Congresso Nacional de Dirigentes Sindicais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (36º CNSE), realizado em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, de 29 de setembro a 1º de outubro. Delegações dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal marcaram […]

04/10/2021

Parte da comitiva paranaense, com o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio. Da esq. p/ a dir.: O diretor do Sindilojas Foz do Iguaçu e Região, Humberto Godinho; o presidente Sindilojas Foz do Iguaçu e Região, Itacir Mayer; o presidente do Sindilojas Ponta Grossa, José Carlos Loureiro Neto; o vice-presidente da Fecomércio PR, Carlos Rodrigues do Nascimento; o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio; O vice-presidente da Fecomércio PR e presidente Sindilojas Curitiba e Região Metropolitana, Ari Faria Bittencourt; o presidente do Sindifarma Paraná, Edenir Zandoná Junior; e o presidente do Sinca Paraná, Paulo Herminio Pennacchi

Mais de mil dirigentes sindicais empresariais, executivos e empresários de todo o país participaram do 36º Congresso Nacional de Dirigentes Sindicais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (36º CNSE), realizado em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, de 29 de setembro a 1º de outubro. Delegações dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal marcaram presença no encontro. O vice-presidente da Fecomércio PR e presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maquinismos, Ferragens, Tintas, Material Elétrico e Aparelhos Eletrodomésticos de Curitiba e Região Metropolitana (Sindilojas Curitiba e Região Metropolitana), Ari Faria Bittencourt, liderou uma comitiva paranaense de cerca de 40 pessoas, composta por presidentes de sindicatos empresariais, executivos e membros da diretoria da Fecomércio PR. 

Trabalho, economia, gestão sindical e comércio foram as pautas que movimentaram as seis salas do evento, com a participação de 18 especialistas em torno de uma programação especialmente montada para proporcionar a troca de experiências na busca por soluções para os sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo. O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, e o empreendedor José Galló, presidente do Conselho de Administração da Renner, integraram o rol de palestrantes. Entre os assuntos, destaque para a necessidade da modernização e unicidade sindical, respeitando as regionalidades, e o otimismo econômico diante de um cenário de retomada.

Para atender à intensa programação e também os protocolos sanitários, o espaço do evento foi dividido em seis salões, todos com nomes de uvas, em alusão à tradição vinícola da região de Beto Gonçalves. O segundo dia do congresso começou com o talk show “Reorganização Sindical”, no Salão Malbec, e o Painel Economia e Comércio no Brasil, no Salão Carmènére, de forma simultânea. O advogado do Sindilojas Porto Alegre, Flávio Obino Filho, mediou o talk show que contou com a participação do presidente da Comissão de Negociação Coletiva do Comércio da CNC, Ivo Dall’Acqua Júnior; do subsecretário de Relações do Trabalho do Ministro do Trabalho, Mauro Rodrigues de Souza; do presidente do Sindilojas Belo Horizonte (MG), Nadim Donato e do presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah.

Dall’Acqua abriu os trabalhos ratificando a decisão da CNC de defender a estrutura sindical baseada nos princípios de unicidade e base nos limites da Constituição Federal. “Está demonstrado que, em um país tão plural e diverso como o Brasil, esse modelo de unicidade garante representação para as diversas atividades econômicas e profissionais que não formam volume e número para se organizar no primeiro grau (sindicato). Com isso, a proteção ao trabalho é assegurada a todos os que estão inseridos no ambiente econômico, tanto as empresas quanto os trabalhadores, ao mesmo tempo que equilibra as condições nas relações trabalhistas”.

O presidente licenciado do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Foz do Iguaçu e Região (Sindilojas Foz do Iguaçu e Região) e vice-presidente da Fecomércio PR, Carlos Rodrigues do Nascimento, foi o coordenador da oficina com a apresentação de cases de sindicatos sobre Negociações Coletivas.  

O 36º CNSE é uma realização do Sindilojas Regional Bento com apoio da Fecomércio-RS, da CNC e da Prefeitura de Bento Gonçalves e patrocínio da Sicredi Serrana.

O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, durante o encerramento do congresso. Foto: Augusto Tomasi

> Clique aqui e confira a reportagem completa sobre os temas debatidos durante o 26º CNSE.

Texto: Karla Santin

 

Publicado por Estagiários Jornalismo

04/10/2021 às 11:48

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.