NOTÍCIAS

Palestra sobre bem-estar e qualidade de vida ao envelhecer abre programação do Mês do Idoso do Sesc PR

O médico geriatra Marcos Cabreira foi convidado pelo Sesc PR para abrir a programação do Mês do Idoso. Com o tema “Bem-estar e qualidade de vida ao envelhecer”, a palestra foi transmitida pelo canal do Sesc PR no Youtube, na sexta-feira (1), data em que se comemora o Dia Mundial do Idoso. Professor de Medicina […]

04/10/2021

O médico geriatra Marcos Cabreira foi convidado pelo Sesc PR para abrir a programação do Mês do Idoso. Com o tema “Bem-estar e qualidade de vida ao envelhecer”, a palestra foi transmitida pelo canal do Sesc PR no Youtube, na sexta-feira (1), data em que se comemora o Dia Mundial do Idoso.

Professor de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marcos Cabrera possui Mestrado em Medicina Interna e Doutorado em Cardiogeriatria, e abordou temas transversais sobre o envelhecimento saudável e ativo. A live já soma mais de 800 visualizações. 

No início da sua fala, o geriatra falou sobre a importância do Trabalho Social com Idosos feito pelo Sesc. “Toda a geriatria e gerontologia tem muto a agradecer ao Sesc, que sempre olhou por esse envelhecer. Se temos bem-estar e qualidade de vida ao envelhecer, o Sesc é responsável por isso.  Já fomos em várias reuniões e grupos dos Sesc no estado todo. Podemos sentir a alegria e a energia desses idosos e desses grupos”, relembrou.  

Cabrera traçou uma linha cronológica do envelhecimento. “A partir dos 30 anos a gente começa a envelhecer. Isso significa que ao passar dos anos a nossa capacidade física tem um declínio a partir dessa idade”, comentou. 

Ele trouxe informações importantes sobre o envelhecimento saudável e ativo e fatores que contribuem para essa qualidade de vida ao longo dos anos. Alimentação saudável, práticas de atividades físicas, manter uma rotina ativa mesmo após a aposentadoria, sono adequado de sete a oito horas por dia, ter momentos de lazer, fazer parte de grupos, entre outros. Ele também falou sobre a importância da religiosidade e a sexualidade nesse contexto. “O bem-estar depende de felicidade e de satisfações da vida. Os sentimentos são mais intensos aos 70 anos. Também entendemos que ter um propósito de vida deve nos acompanhar em qualquer fase da nossa vida”, reforçou. 

Assista à palestra AQUI. 

Programação

Antes do início da palestra, o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, gravou um vídeo de boas-vindas aos participantes. Ele ressaltou que o Trabalho Social com Idosos do Sesc é pioneiro no país. “Ele tem sido realizado há mais de 40 anos incentivando o envelhecimento ativo, com uma maior participação dos idosos na família e na comunidade, compartilhando expectativas, vivências e buscando novos conhecimentos. A pandemia trouxe novos desafios para esse trabalho. Por estarem no grupo de risco, as atividades presenciais foram paralisadas. As nossas equipes das unidades de todo o estado buscaram novas formas de conexão, com encontros virtuais, com o grupo de voluntários, entre outras abordagens para manter esse vínculo”, contextualizou.

De acordo com Sextos, com o avanço da vacinação e a diminuição das taxas de transmissão da Covid-19, possibilita a retomada gradual dessas atividades. “Por isso pensamos nessa vasta programação ao longo do mês de outubro, com palestras, oficinas, apresentações artísticas, entre outras atividades voltadas ao bem-estar desse público que é tão importante para o Sesc”, pontuou. 

A programação do Mês do Idoso vai até o dia 22 de outubro em formato híbrido, com atividades presenciais nas unidades do Sesc e, também, em ambiente on-line. Fazem parte do cronograma oficinas, palestras, bate-papos, rodas de conversa, contação de histórias, gincanas, atividades esportivas, apresentações artísticas, entre outras. 

Em parceria com o Turismo Social do Sesc PR foram organizados passeios locais de um dia, que trazem a proposta de confraternização dos grupos em espaços externos, promovendo o turismo local e um momento de interação em contato com a natureza.

Dentro da programação on-line também será realizada uma palestra no dia 18 de outubro, às 15h, “Longevidade: Desafios e Possibilidades”, com a psicóloga Vera Lucia do Amaral. Com especialização em Gestão de Pessoas e Mestrado em Educação, a palestrante tem várias formações na área organizacional, clínica e educacional e é analista de Recursos Humanos do Sesc PR. “Ainda em tempos de Pandemia, falar de longevidade é falar de desigualdade social, do que é ser velho em nosso país, como é envelhecer e como podemos promover um envelhecimento ativo e uma melhor qualidade de vida”, resume a palestrante. 

No dia 22 de outubro a programação do Mês do Idoso encerra com a live musical da dupla Tony Mathias, a partir das 15h. Criadores do projeto “Viva a Maturidade”, atuam há mais de 25 anos promovendo shows para o público 60+. Todas as transmissões serão feitas pelo canal do Sesc PR no Youtube. 

Consulte a programação completa do Mês do idoso na unidade do Sesc PR mais próxima.

Texto: Isabela Mattiolli

Publicado por Estagiários Jornalismo

04/10/2021 às 11:46

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.