NOTÍCIAS

GT de Turismo Religioso PR visita Rota da Medalha Milagrosa

O Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Religioso Paraná visitou Irati e Prudentópolis, nos dias 1 e 2 de setembro, para o pré-lançamento da Rota da Medalha Milagrosa. A proposta é a criação de um roteiro de Turismo Religioso integrado entre as duas cidades, em que a devoção e a vivência histórica nos atrativos sejam […]

13/09/2021

Prefeitura de Irati

O Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Religioso Paraná visitou Irati e Prudentópolis, nos dias 1 e 2 de setembro, para o pré-lançamento da Rota da Medalha Milagrosa. A proposta é a criação de um roteiro de Turismo Religioso integrado entre as duas cidades, em que a devoção e a vivência histórica nos atrativos sejam destaques.

O GT foi representado por: Alessandra Xavier, da Paraná Turismo; Giovanni Diego Bagatini e Waldirene Meneguetti, da Fecomércio PR; Aurélio Augusto Zortéa, do Sesc PR; Pedro Kempe, da ABAV – PR, Eliseu Rocha, do Governo do Estado e Coordenador do GT; e Francisco Izidoro, secretário de Turismo da Prefeitura de Lunardelli.

Em Irati, o Grupo de Trabalho foi recebido pela prefeita em exercício, Ieda Regina Schimalesky Waydzik, e pela presidente da Adecsul, com a presença do presidente da Associação Comercial de Irati (Aciai) e presidente da Coodenadoria das Associações Comerciais do Centro Sul do PR (Cacesul), Elias Mansur;  a gerente do Senac de Irati e Prudentópolis, Patrícia Bermudes; a presidente do Conselho Municipal de Turismo de Irati, Vanessa Alberton; o secretário de Planejamento, João Antônio Almeida; o diretor da Aciai, Oscar Muchau; a turismóloga Rhuana Biscotto e a secretária executiva Rozenilda Romaniw, ambas da Adecsul. Os componentes do GT explicaram o trabalho do grupo e das instituições representadas por eles. 

Em seguida a Rota da Medalha Milagrosa foi apresentada a todos, bem como os atrativos, história, detalhes, curiosidades e fatos que fazem parte da devoção, despertando interesse dos turistas, viajantes e peregrinos.

Ao todo, serão doze atrativos – representados pelas 12 estrelas que circundam Nossa Senhora das Graças, presente na Medalha Milagrosa, sendo seis em cada município. 

Irati

Em Irati, o grupo passou pela Paróquia Imaculado Coração de Maria, onde foram recebidos pelo padre Dionísio Mazur, que mostrou a igreja e explicou detalhes sobre o rito ucraniano. O grupo seguiu até a paróquia São Miguel, passando pelo monumento a Bíblia, pela igreja Nossa Senhora da Luz, a Casa da Cultura onde foram recepcionados pelo secretário de Cultura Alfredo Van der Neut, que deu as boas-vindas, explanou sobre a história daquele local. O historiador e vice-presidente da Adecsul, José Maria Grácia Araújo, mostrou a exposição histórica dos quadros de Primo Araújo, além de relembrar o personagem icônico do município ao qual se apresenta nas escolas, Nhô Pacífico. 

Umas das personagens importantes do munícipio, que conta com um poema exposto na Casa era Mafalda de Sotti Lopes, mãe do assessor jurídico do Sesc PR, Carlos Sotti Lopes.  “Ela era professora alfabetizadora, escritora, poeta e jornalista! Mas, o sobrenome dela está errado, escreveram Sotty, com ‘y’ quando o correto seria com ‘i’”, esclarece Sotti Lopes.

A visita no município encerrou-se na Colina Nossa Senhora das Graças, com passagem pelo Parque Aquático, reduto de lazer local.

Igreja Imaculado Coração de Maria

Prudentópolis

Já em Prudentópolis o roteiro passou pelo Santuário de Nossa Senhora das Graças, a Igreja São Josafat, o Colégio Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, o Museu do Milênio, o Museu Servas Maria Imaculada e a Casa da Memória da Irmã Anatólia.

O almoço aconteceu no Recanto Teodorinho Hotel, que possui espaço de lazer com pesque e pague, atendendo com hospedagem e refeições os turistas que procuram um local agradável, bonito e em meio à natureza.

O desenvolvimento deste roteiro promete alavancar o Turismo Religioso na região. O lançamento oficial da rota está previsto para o dia de Nossa Senhora das Graças, 27 de novembro, mas ainda será estudada pelas entidades e comunidades competentes. 

De acordo com uma pesquisa feita pelo Paraná Turismo, em 2019, a região Turística Terra dos Pinheirais onde Irati e Prudentópolis estão inseridas, é a primeira das 15 regiões do estado em atrativos religiosos, e a quinta em locais turísticos, o que traz um potencial forte para os municípios em expor em rotas para os turistas.

“É muito clara a nossa opção pelo turismo religioso, é nossa vocação. Prudentópolis é referência no turismo religioso na região, e nós, em função da regionalização, só temos que colocar mais opções para o turista conhecer e preparar esses outros municípios à recepção desse turista. Assim poderemos mostrar nossos atrativos, com qualidade e exigência no atendimento”, disse a presidente da Adecsul, Estela Mara Rosa.

Assim, além do turista conhecer o local, ele também poderá saber da história por trás daquele espaço. Esta primeira rota será um experimento, que envolve, inicialmente, as igrejas dos dois municípios. Em seguida, depois de experimentado e aprovado, os envolvidos no trabalho passarão o roteiro para as operadoras que se interessarem em trazer turistas para a região.

Para o prefeito de Irati, Jorge Derbli, esta ideia vai proporcionar o desenvolvimento do turismo. “Temos que explorar, porque, em Irati e outras cidades, temos a oportunidade de as pessoas conhecerem as igrejas, as etnias, assembleias. Essa rota vai solidificar e será um excelente trajeto”, disse.

O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler, comenta que o turismo sozinho não vai para frente, e é importante reunir os municípios da Amcespar para um maior desenvolvimento regional. “Estivemos em Curitiba justamente para fazermos uma análise da região para desenvolver. Certamente, essa primeira rota de turismo religioso vai agregar muito na região”

Já a secretária de Turismo de Prudentópolis, Cristiane Guimarães Boiko Rossetim, diz que é importante o crescimento de todos os municípios juntos. Para ela, a cidade considerada a Capital da Oração se tornará ainda mais desenvolvida. 

Museu Servas Maria Imaculada – Prudentópolis

Texto: Karen Bortolini

Publicado por Estagiários Jornalismo

13/09/2021 às 11:23

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.