Paranaguá recebe Programa de Revitalização de Espaços Comerciais
Paranaguá, no litoral do estado, foi a décima cidade do Paraná a receber o Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, uma iniciativa do Sebrae/PR e Fecomércio PR, em parceria com a Prefeitura. O programa, que teve origem em Curitiba e hoje tem abrangência nacional, também foi implantado nos municípios paranaenses como Castro, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Francisco Beltrão, Maringá, Matinhos, Cascavel e Ponta Grossa.
O objetivo principal é engajar poder público local, empresários e entidades apoiadoras na valorização da região, melhoria do ambiente para os pequenos negócios e resgate de aspectos históricos e culturais.
Inicialmente, ainda em 2017, o Sebrae PR fez um levantamento com 83% do comércio da região da Rua da Praia, que aponta um nível de satisfação de 6,2 do lojista e 6,7 dos consumidores (numa escala de 0 a 10). Segurança, limpeza, calçadas, estacionamento e opções de lazer foram os pontos mais elencados pelos entrevistados. A entidade também fez um mapeamento de estabelecimentos e índice de ocupação dos imóveis, além dos eixos de desenvolvimento e carências da região. Os dados foram disponibilizados aos empresários que aderiram ao programa.
A iniciativa visou aumentar o fluxo de pessoas na região, a competitividade, o ticket médio, o faturamento e promover inovação e atendimento personalizado, além de fortalecer a cultura da cooperação, de acordo com o Sebrae PR.
Enquanto a prefeitura trabalhou na infraestrutura, Sebrae e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR capacitaram empreendedores e equipes. Para as mudanças, foi fundamental o empenho dos empresários.
O presidente do Sistema Fecomércio PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, também defendeu a necessidade de envolvimento ativo do empresariado local que, nas outras cidades, transformou as regiões de comércio de rua.
Um dos comerciantes interessados em participar foi Said Khaled Omar, proprietário de uma papelaria e presidente do Sindilojas de Paranaguá. “Segurança é um ponto fundamental para nós. Acredito que com a criatividade e o envolvimento dos empresários, todos ganharam. É importante, além de melhorar a aparência dos negócios, aprimorá-los por dentro. E o programa ajudou nisso”, defende.
O trabalho com os empresários ocorreu ao longo de 2018 e 2019, de maneira subsidiada. O projeto foi além do comércio da Rua da Praia – um dos cartões postais de Paranaguá –, mas abrangeu todo o Centro Histórico. Contou com o apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindilojas), Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), Sesc e Senac.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.