Darci Piana recebe a comenda Barão do Serro Azul da ACP

A tradicional homenagem da ACP é concedida anualmente a personalidades que tenham contribuído para o crescimento e valorização empresarial do Paraná

09/08/2021

O presidente da ACP, Camilo Turmina, disse que a escolha de Darci Piana como homenageado se deu pela sua história à frente do Sistema Fecomércio PR e por sua liderança nas negociações entre o setor privado e o governo durante a pandemia. Foto: Murilo Ribas

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, recebeu na sexta-feira (6/8), da Associação Comercial do Paraná (ACP), a Comenda “Barão do Serro Azul”. A tradicional homenagem da ACP é concedida anualmente a uma personalidade que tenha contribuído para o crescimento e valorização empresarial do Paraná.

A cerimônia, realizada no Palácio Garibaldi, em Curitiba, reuniu autoridades, entre elas o governador Carlos Massa Ratinho Junior, e o vice-prefeito Eduardo Pimentel, além de membros do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

Piana recebeu a comenda das mãos do presidente da ACP, Camilo Turmina, e do governador Ratinho Junior. Foto: Murilo Ribas

O presidente da ACP, Camilo Turmina, disse que a escolha de Darci Piana como homenageado se deu pela sua história à frente do Sistema Fecomércio PR e por sua liderança nas negociações entre o setor privado e o governo durante a pandemia. “O Piana tem feito exatamente um paralelo à vida do Barão do Serro Azul. Com o Senac, tem dado condições de muitos aprenderem uma profissão, tantos outros se tornaram empreendedores. O Sesc, além de esporte e cultura, tem feito um belíssimo trabalho de arrecadação de donativos, atendendo às comunidades carentes. Ele é o barão perfeito da atualidade. Ainda mais, como vice-governador, foi o grande pacificador para reabrirmos o comércio durante os lockdowns. Fez com que pudéssemos tocar nossos negócios, com saúde, mantendo a economia neste momento tão crítico”, justificou.

Piana falou da emoção em receber a honraria e agradeceu ao presidente da ACP, Camilo Turmina, pela homenagem e também pelas palavras proferidas durante a cerimônia. Foto: Murilo Ribas

“É uma emoção muito grande receber essa homenagem feita pela Associação Comercial, uma entidade centenária, que tem prestado importantes serviços ao comércio de Curitiba. Essa homenagem é especial, porque leva o nome do Barão do Serro Azul, um homem que representou o comércio e teve um papel histórico fundamental em nossa capital”, afirmou Darci Piana.

Ratinho Junior destacou a grande parceria com Piana no Governo do Paraná e falou de sua trajetória no comércio, nas entidades de classe e o trabalho de construção de pontes entre o governo e a sociedade civil. “O Piana é um dos nomes mais importantes do comércio e tem dedicado sua vida a fortalecer o setor terciário. Tenho honra de tê-lo com amigo, vice e conviver com esse grande cidadão”, reiterou o governador.

A comenda concedida pela Associação Comercial do Paraná leva o nome do Barão do Serro Azul, título dado ao comerciante Idelfonso Pereira Correia, que durante a Revolução Federalista, articulou para evitar que Curitiba fosse saqueada e incendiada pelas tropas de Gumercindo Saraiva, que vinham do Rio Grande do Sul em direção ao Rio de Janeiro. No entanto, seu acordo com os rebeldes foi mal interpretado e ele foi sumariamente executado, por ordem do general Éwerton de Quadros, sem qualquer processo legal ou acusação formal. Durante quarenta e quatro anos, ele foi considerado traidor. Mas a verdadeira história finalmente triunfou e após pesquisas de sua biografia nas décadas de 1940 e 1950, seus feitos foram reconhecidos e, de traidor, passou a herói da pátria. Para sanar esse grave erro, a ACP, fundada em 1890 pelo Barão do Serro Azul, fez a proposição tornando-o Patrono do Comércio de Curitiba, Patrono do Comércio do Paraná e para inclusão de seu nome no Panteão dos Heróis da Pátria.

Texto: Karla Santin

Publicado por Karla Santin