NOTÍCIAS

Alunos da Faculdade Senac PR apresentam aula-show no Mercado Municipal de Curitiba

A Região Metropolitana de Curitiba é a segunda maior produtora de mandioca de mesa do Brasil. Também chamada de aipim, essa raiz é muito apreciada pelos brasileiros, geralmente consumida cozida ou frita, ou por seus derivados, como a tapioca.  Nesta quarta-feira (7/7) alunos da Faculdade de Gastronomia do Senac Curitiba Centro participaram da 2ª Rodada […]

09/07/2021

O aluno Leandro Gonçalves e a professora da Faculdade de Gastronomia Senac Curitiba Centro, Letícia Kataniwa, durante a aula-show de preparo de gnocchi de aipim com ragu

A Região Metropolitana de Curitiba é a segunda maior produtora de mandioca de mesa do Brasil. Também chamada de aipim, essa raiz é muito apreciada pelos brasileiros, geralmente consumida cozida ou frita, ou por seus derivados, como a tapioca. 

Nesta quarta-feira (7/7) alunos da Faculdade de Gastronomia do Senac Curitiba Centro participaram da 2ª Rodada de Oportunidades Produtos da Safra, promovida pela Prefeitura de Curitiba, Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme) e cooperativas de produtos de aipim. A iniciativa faz parte das ações do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole), e contou com o apoio do Programa de Desenvolvimento Agroalimentar da Região Metropolitana de Curitiba (Prodam) do Governo do Estado. 

Enquanto os agricultores familiares da Grande Curitiba apresentavam o alimento descascado, embalado e congelado para comerciantes e quem fazia compras no Mercado Municipal de Curitiba, o Senac PR mostrou formas diferenciadas de preparo do produto. Em duas aulas-show, transmitidas no Instagram da Prefeitura de Curitiba, os alunos do curso Tecnólogo em Gastronomia do Senac, coordenados pela professora Letícia Kataniwa, apresentaram receitas à base de aipim: gnocchi de aipim com ragu e pudim de aipim. 

Fomento

Segundo o diretor de Estratégias de Segurança Alimentar da Prefeitura de Curitiba, Felipe Thiago de Jesus, a ação buscou aproximar os produtores cooperados da Região Metropolitana e permissionários do Mercado Municipal, uma vez que o produto será lançado ainda este mês para o mercado consumidor. “Esse trabalho do Pró-Metrópole é estimular a agricultura familiar e fortalecer as cadeias curtas de produção e consumo, que além do desenvolvimento socioeconômico da região, também traz ganhos ambientais. São desenvolvidos padrões de excelência para os produtos, baseados nos pilares produção, mercado e consumo. O Senac se tornou um grande parceiro para o estímulo ao consumo e valorização da produção local ao ensinar novas receitas para a população”, destacou. 

Participaram da rodada, representantes da Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Familiar Solidária do Vale do Ribeira Paranaense (Copavale), de Cerro Azul; e da Cooperativa dos Produtores Familiares do Vale (Provale), de Rio Branco do Sul.

Paraná em evidência

A professora da Faculdade Senac Curitiba Centro relata que as receitas apresentadas na ação foram elaboradas pelos alunos do primeiro semestre do curso de Tecnólogo em Gastronomia durante a Disciplina Projeto integrador I. A prática pedagógica, chamada “Paraná em Evidência”, propôs o desafio de montar um cardápio completo utilizando produtos regionais. Participaram alunos das turmas da tarde e noite, que foram divididos em bancadas. Os estudantes elaboraram pratos da entrada à sobremesa, com produtos regionais: ponkan, mandioca, pinhão e erva-mate. Atividade interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Cozinha fria e História da gastronomia e Cultura.

Nas aulas-show do Mercado Municipal de Curitiba, o aluno Leandro Gonçalves, representante de sua bancada, apresentou o gnocchi de aipim com ragu “Tupi-mani”. Já a sobremesa, o pudim de aipim com queijo parmesão “Uaipi dos Deuses”, foi preparada pela líder de bancada Sandra Pinze.

“Quando usamos produtos regionais em nossos pratos, valorizamos a agricultura familiar, promovemos os produtos com Indicação Geográfico e Denominação de Origem estado do Paraná e fortalecemos a gastronomia paranaense”, reitera a professora Letícia Kataniwa.

O Projeto Integrador com o uso de produtos paranaenses contou com a parceria do Sebrae Paraná, Copavale, Provale e Vivenda do Mate.

Gnocchi de aipim com ragu “Tupi-mani”

 

Pudim de aipim com queijo parmesão “Uaipi dos Deuses”

Confira as receitas apresentadas no site do Senac, acessando AQUI.

Texto: Karla Santin

Publicado por Estagiários Jornalismo

09/07/2021 às 11:32

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.