Darci Piana completa 17 anos à frente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná

O presidente e sua diretoria revolucionaram as três casas e seguem proporcionando inovações em todos os seus setores de atuação

29/06/2021

Em 29 de junho de 2004 o empresário Darci Piana assumiu a presidência da Federação do Comércio do Paraná e do Conselho Regional do Senac PR – um ano mais tarde, passou também a exercer a presidência do Sesc PR.

Quando Piana assumiu ainda não havia sido criado o conceito de Sistema. As três entidades funcionavam de maneira independente, o que deixou de acontecer a partir de então. A nova administração também implantou um programa de expansão, permitindo que hoje o Sistema Fecomércio esteja presente com estrutura física em quase 40 cidades paranaenses e, por extensão, nos 399 municípios que compõem o estado, por meio dos sindicatos filiados, das unidades do Sesc e do Senac, inclusive as unidades móveis, e das Câmaras da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios.

Na última reunião da Diretoria da Fecomércio PR, realizada na sexta-feira (25), o assessor jurídico do Sesc PR, Carlos Alberto Sotti Lopes, externou sua gratidão pela verdadeira revolução implementada pela gestão Piana:

“Nestes meus quase 50 anos de Sesc, fui testemunha de muitas coisas. O senhor transformou o Sesc, o Senac e a Fecomércio em todos estes anos de gestão. A Fecomércio sempre foi um órgão cartorário, cumpria o regulamento, mas raramente abríamos um jornal impresso com alguma notícia da Fecomércio. Quando tinha era do Sesc ou do Senac, uma pequena nota de rodapé. Não tínhamos um setor de comunicação interna e a primeira medida sua no Sesc, que envolveu o Senac e a Fecomércio, foi a criação do Núcleo de Comunicação e Marketing. O Núcleo está aí, nunca teve um apontamento de auditoria, nem da CGU, TCU, porque foi moldado dentro da legalidade, sem misturar patrimônio, sem misturar receitas,  mas recebendo a mesma orientação de política de comunicação e marketing; todos trabalhando em conjunto, cada um visando logicamente a sua instituição e a  instituição maior que é o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR. A Fecomércio se expandiu, hoje é um nome reconhecido, inspirou o G7, firmou convênios, extrapolou sua atuação. O senhor dinamizou a casa, o Sesc e o Senac, propôs a integração das entidades, com as unidades integradas. Gerou um avanço extraordinário nas entidades, que começou com o Paço da Liberdade em Curitiba, depois criou o Colégio Sesc São José, a CMEG”, resumiu o advogado.

O Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná segue avançando. Este ano será inaugurada a unidade integrada de Nova Londrina. Outras estão em construção, inclusive o Hotel Sesc Cascavel, o maior investimento da história do Sesc PR.

Ao completar 15 anos da gestão de Darci Piana, em 2019, a Revista Fecomércio PR trouxe reportagem de capa sobre o tema. Piana fez um resumo de sua atuação até aquele momento:

“Reestruturamos as instituições, otimizamos a parte financeira, construímos novas unidades. Reformamos as já existentes, equipamos todas elas. Um período de muito trabalho e de grande retorno aos empresários, aos trabalhadores do comércio e de serviços e de toda a população paranaense. Fruto do apoio e fundamental contribuição de uma diretoria atuante, de conselheiros zelosos e de colaboradores dedicados”, afirmou.

Em nome de todos os integrantes do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, cumprimentamos o presidente Darci Piana pela exuberância de sua administração, considerada modelo dentro do Sistema S.

Texto: Ernani Buchmann

Publicado por Estagiários Jornalismo