Sindilojas Foz do Iguaçu e Região

Desafios durante a pandemia não desanimam perspectiva otimista para o futuro dos setores.

13/05/2021

Texto: Rafaelle Batista

Foz do Iguaçu possui um comércio dinâmico, potencializado pelo ponto turístico. De acordo com o presidente do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Foz de Iguaçu e Região (Sindilojas Foz do Iguaçu e Região), Itacir Mayer, o turismo e o comércio são peças centrais na engrenagem da cidade.

A história do Sindilojas Foz do Iguaçu e Região tem início em 1981, quando os empresários decidiram obter maior força política para a categoria, sob uma Associação de Lojistas e, posteriormente, no Sindicato.

O Sindilojas trabalha defendendo a categoria por meio das convenções coletivas e em ações de desenvolvimento da cidade, mantendo ativa presença político/administrativa. “Nós temos em Foz do Iguaçu um associativismo comercial bem estruturado e atuante”, destaca o presidente. A entidade representa mais de sete mil empresas do setor em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Itaipulândia.

O presidente do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Foz de Iguaçu e Região (Sindilojas Foz do Iguaçu e Região), Itacir Mayer. Crédito: Ivo Lima

PANDEMIA

A pandemia trouxe instabilidade para o comércio, incerteza quanto a sua duração e urgência para se reinventar em um modelo que atendesse às necessidades econômicas e as limitações impostas pelas medidas restritivas. O Sindicato atuou na criação de um grupo com representantes do comércio e turismo, secretarias e associações para debater as reivindicações junto aos órgãos oficiais. Mayer revela que o comércio gastronômico e o setor de transportes estão entre os mais prejudicados, pois dependem do turismo.

Um dos fatores que tem auxiliado a melhorar a situação é a parceria do sindicato com o Sesc e o Senac, instituições se tornaram referência para o Sindlojas. Mayer destaca aspectos sociais como lazer, bem-estar, educação e ensino profissionalizante oferecidos pelas instituições.

PERSPECTIVAS

Com a inauguração da pista ampliada do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, o presidente acredita que a região irá atrair milhares de visitantes, principalmente na retomada pós-pandemia. “Vemos que Foz do Iguaçu continua se preparando para uma resposta rápida à demanda”.

SERVIÇO

SINDILOJAS FOZ DO IGUAÇU E REGIÃO – Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Foz de Iguaçu e Região

E-mail: sindilojasfoz@gmail.com

Rua Antônio Raposo, 406, 10º andar – Salas 1001, 1003 e 1005