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Nunca é tarde para aprender

Depois dos 40, alunos voltam a estudar para realizar sonhos adiados e novos projetos.

13/05/2021

Texto: Karla Santin

 

Nunca é tarde para aprender e começar uma nova trajetória profissional. Costureira há 21 anos, Eliane Costa, de 43 anos, sempre gostou de cuidar das pessoas. “Sempre fui aquele membro da família que cuida de todo mundo. Automaticamente eu cuidava das pessoas, mas não via” relata. Quando o pai adoeceu, há cerca de três anos, e depois, o irmão, ela imediatamente se prontificou a ficar ao lado deles, em seus últimos momentos de vida no hospital. E foi quando revezava com a cunhada os cuidados com o irmão que uma enfermeira lhe sugeriu tomar o rumo da enfermagem. Um mês depois, ela iniciou um curso de Cuidador de Idosos e se encantou ainda mais pela área da saúde e neste ano ingressou no curso Técnico em Enfermagem do Senac, em Cascavel. “Estou realizando um sonho. Estou muito empolgada com as aulas e não vejo a hora de atuar profissionalmente”, afirma Eliane.

Eliane Costa sempre cuidou dos outros e está se preparando para fazer isso profissionalmente

As circunstâncias fizeram Roseli Antonia Moreira adiar o plano de fazer curso técnico na área de enfermagem. “Eu queria ter feito esse curso há bastante tempo, mas não tinha condições, ou financeiras, ou por ter filho pequeno ou não conseguia conciliar os estudos com trabalho e família. Era um sonho que foi sendo adiado”, descreve. Em 2021 ela tomou uma resolução e foi em busca de seus objetivos. Após a primeira semana de aulas no Senac, evidencia sua satisfação. “Gosto de ser útil, de ajudar a melhorar a vida de alguém. Parece que isso está dentro de mim. E agora, aos 47 anos, chegou a minha oportunidade de ingressar nesta profissão que tanto almejei”, declara.

Roseli Antonia Moreira teve que adiar o sonho de ser técnica em enfermagem e agora chegou sua oportunidade de ingressar na profissão que tanto almejou

PÚBLICOS SENAC

De acordo com a diretora da Divisão de Educação e Tecnologia (Ditec) do Senac PR, Denyze Cristina Lorenzon Rückl, o Senac atende a dois perfis de públicos: são jovens que vêm em busca da primeira formação, para inserção inicial no mercado de trabalho; e o público mais maduro, que já está no mercado e procura o Senac para mudar de profissão. Segundo dados da instituição, os alunos com mais de 40 anos correspondem a 11,9% das matrículas nos Cursos Técnicos iniciados em 2021.

“Alguns vêm em busca de uma profissão que gere uma renda maior, uma colocação melhor no mercado. E muitos vêm também para realizar um sonho que não foi possível porque a pessoa priorizou cuidar a sua família ou gerar renda de outra forma e não teve tempo para estudar e por isso agora procura o Senac para seguir sua vocação”, analisa Denyze.

EXPERIÊNCIA E DEDICAÇÃO

A pandemia confirmou a vocação de Sandra dos Santos, de 44 anos. Como funcionária da zeladoria e nutrição de uma Unidade de Pronto Atendimento na cidade de Cascavel, ela acompanha a luta diária dos pacientes pela vida. Mas, infelizmente, já viu muitos perderem a batalha para o vírus. Mesmo exausta com a sobrecarga de trabalho das equipes de saúde, em janeiro, quando acreditou que a crise sanitária estivesse sob controle, ela se inscreveu no curso Técnico de Enfermagem. “Como já estou na área, já trabalhei também como cuidadora, estou fazendo o curso para me aprimorar, para crescer mais. Esta é uma área que tem um leque muito grande de opções de trabalho”, explica. Sandra sabe que não vai ser fácil. Depois de um plantão de 12 horas, ela chega em casa às 7h da manhã. Só tem tempo de tomar um banho, beber uma xícara de café e partir para a unidade do Senac, nos dias de aulas presenciais, ou se sentar à frente do computador para as aulas remotas. “Dificuldades sempre existirão, mas quero continuar o curso, por mais que estejamos vivendo um estágio bem crítico da saúde. Evoluir profissionalmente é que me motiva”, diz.

A pandemia confirmou a vocação de Sandra dos Santos

Decididos e sem tempo a perder, os alunos na faixa etária acima dos 40 são extremamente dedicados e sua experiência contribui para a turma toda. “Em sala de aula, como o Senac tem um modelo pedagógico em que o aluno está no centro do processo, aproveitamos as experiências dos alunos mais maduros para construir as nossas aulas. São pessoas que estão desenvolvendo as competências técnicas, mas conseguem colaborar muito com o desenvolvimento das softskills, das competências comportamentais, por trazerem uma bagagem profissional que contribui muito para a formação da turma”, avalia a diretora de Educação do Senac PR.

Três alunas, três trajetórias que se cruzam na mesma turma do curso Técnico em Enfermagem da unidade do Senac em Cascavel. Eliane, Roseli e Sandra resolveram expandir o horizonte para oportunidades, mesmo depois de toda uma vida de experiências. Afinal, não há idade para começar a construir o seu futuro.

Publicado por Silvia Bocchese de Lima

13/05/2021 às 14:13

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