Projeto Trocando Ideias mobiliza municípios da região de Umuarama

Discussão de políticas públicas para a saúde da população

07/05/2021

Fonte: Jornal Milênio

Aconteceu no dia 29 de abril o segundo encontro do projeto Trocando Ideias, uma ação inédita na região criada pelo Sesc Umuarama e Conselho Estadual de Educação Física do Paraná – CREF9.

O projeto é uma iniciativa que busca reunir os municípios da região de Umuarama através de seus gestores esportivos e secretarias relacionadas, a fim de discutir políticas públicas para a promoção de saúde de suas respectivas populações. Seu primeiro encontro ocorreu em 23 de fevereiro deste ano.

Os encontros são realizados através de videoconferências utilizando o Microsoft Teams. Nessa última edição participaram os municípios de Alto Paraíso, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Esperança Nova, Iporã, Ivaté, Maria Helena, Mariluz, Nova Olímpia, São Jorge do Patrocínio, Tapira, Umuarama e Xambrê, através de seus respectivos representantes.

O tema desse encontro foi “Consequências Psicossociais e Fisiológicas Pós Covid-19″, ministrado pela empresária e treinadora Cristina Ranzani. O trabalho da profissional baseou-se em pesquisas recentes sobre as consequências deixadas após a infecção, e como o exercício físico e atividades físicas desenvolvidas pelos profissionais de educação física são fundamentais nesse momento para evitar ou amenizar sequelas e fortalecer o sistema imunológico.

Além do tema principal, há espaço para que os representantes compartilhem projetos e ideias que pretendem desenvolver ou já estão sendo desenvolvidas em suas cidades. Momento esse que já vem gerando bons frutos, como o exemplo da cidade de Iporã, que desde o primeiro encontro pôde elaborar e aplicar uma série de ações como a Terça em Movimento e Corridas Anônimas no município.

O secretário local, Jefferson Tumelero de Souza, destacou a importância do Trocando Ideias e como desde o primeiro encontro pôde se basear em projetos e ações que já vinham sendo feitas em outros municípios, para movimentar Iporã, o mesmo envolveu diversos profissionais de educação física, lutas, dança, pilates, corrida, demais empresários locais e deixou a disposição da população grande diversidade de atividades obtendo grande aderência.

Nesse último encontro ainda foram apresentados projetos a serem desenvolvidos pelo Sesc nas próximas semanas como Dia do Desafio, Circuito Sesc de Xadrez Online em parceria com a Federação Paranaense de Xadrez, Ciclo Sesc e Copa Sesc de Futebol Virtual 2ª Edição.

Na liderança do planejamento estão a conselheira do CREF9, Silvia Regina Nishiama Sucupira Sarto, e o técnico de atividades do Sesc Umuarama, Michel Augusto da Silva. Uma das idealizadoras do projeto é a gerente executiva da unidade regional, Thais Mariane dos Santos.

Os próximos encontros logo serão agendados e há grande expectativa para novas ideias e ações que virão a beneficiar toda a região.

Publicado por Estagiários Jornalismo

07/05/2021 às 12:52