NOTÍCIAS

Senac Cascavel é convidado para atuar como parceiro na divulgação do programa Cartão Futuro Emergencial

O Senac Cascavel foi convidado pela Agência do Trabalho e Prefeitura do município a atuar como parceiro na divulgação do programa Cartão Futuro Emergencial, criado pelo Governo do Estado para estimular e manter as contratações de jovens aprendizes. Elaborado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, o cartão tem o objetivo de manter até 15 […]

09/04/2021

A técnica de Relações com o Mercado do Senac Cascavel, Lais Regina Humann Schinchenviski, a gerente da Agência do Trabalhador de Cascavel, Marlene Crivelari, e a gerente do Senac Cascavel, Susana Maroneze Bonfante

O Senac Cascavel foi convidado pela Agência do Trabalho e Prefeitura do município a atuar como parceiro na divulgação do programa Cartão Futuro Emergencial, criado pelo Governo do Estado para estimular e manter as contratações de jovens aprendizes. Elaborado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, o cartão tem o objetivo de manter até 15 mil vagas de emprego de jovens de 14 a 18 anos no Estado.

“A Agência do Trabalhador mantém parceria com o Senac há alguns anos. Sempre estamos em contato, participando de eventos e nos apoiando nas divulgações dos trabalhos.

O Programa de Aprendizagem é fundamental para auxiliar os adolescentes e jovens que estão ingressando no mundo do trabalho. A absorção do conhecimento é muito maior quando, além da teoria, o jovem tem oportunidade de aprender na prática”, afirma a gerente da Agência do Trabalhador de Cascavel, Marlene Crivelari. 

Para a gerente do Senac Cascavel, Susana Maroneze Bonfante, a iniciativa do governo vai estimular ainda mais a aprendizagem profissional e será de grande ajuda para os empresários que mantém aprendizes em suas empresas. “Ficamos muito lisonjeados para atuar como parceiros neste importante programa do Governo Estadual. Em Cascavel e Região realizamos cursos de aprendizagem em parceria com centenas de empresas, que terão um incentivo a mais para manter os jovens em seu quadro funcional, além de estimular com que novas empresas façam a adesão à Aprendizagem”, avalia. 

Sobre o Cartão Futuro Emergencial

O empregador que mantiver contrato ativo com aprendizes menores de 18 anos terá acesso à subvenção econômica de R$ 300,00. O valor é referencial por aprendiz e valerá por um prazo de 90 dias a partir da solicitação. Aqueles que contratarem novos aprendizes, mesmo que em substituição aos que tiveram o contrato encerrado durante a pandemia, terão acesso a R$ 500,00.

De acordo com a Lei Estadual nº 20.328/2020, que rege o programa, as empresas só poderão inscrever no Programa Cartão Futuro Emergencial adolescentes aprendizes que ultrapassem a cota mínima estabelecida no art. 429 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Mas prevê, em caráter de exceção, que durante o período de pandemia da Covid-19 o programa atenderá também a cota mínima, para que possa abranger um número maior de empresas e jovens durante a crise sanitária. 

Os empregadores deverão manter os contratos com os aprendizes por, no mínimo, mais 60 dias após o pagamento da última parcela da subvenção. Eles também ficarão responsáveis pelo pagamento das demais verbas salariais, bem como pelos encargos trabalhistas e previdenciários.

O cadastro das empresas interessadas pode ser feito pelo site.

Texto: Karla Santin

Publicado por Estagiários Jornalismo

09/04/2021 às 11:55

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.