G7 realiza reunião sobre plano de concessões de pedágio no Paraná

O objetivo do encontro foi entender melhor a proposta e garantir que o projeto atenda às necessidades da população e do setor produtivo do estado.

27/01/2021

Nesta segunda-feira (25,) o G7 – grupo que reúne as principais entidades do setor produtivo do Paraná  – realizou uma reunião técnica com representantes do Ministério de Infraestrutura para analisar a proposta elaborada pelo governo federal para o novo modelo de concessões rodoviárias a ser implantado no Paraná.

O objetivo do encontro, que também contou com a participação de representantes do governo estadual e deputados estaduais e federais foi entender melhor a proposta e garantir que o projeto atenda às necessidades da população e do setor produtivo do estado.

A secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério de Infraestrutura, Natália Marcassa, apresentou o novo modelo, que abrange um projeto de 30 anos, com R$ 42 bilhões de investimentos previstos. O processo de modelagem já está concluído, mas pode sofrer ajustes de acordo com proposições da sociedade, por meio das audiências públicas que iniciam em 2 de fevereiro, e do setor produtivo. A previsão é de que  o projeto promova uma redução tarifária de até 67% para veículos de passeio, além da duplicação de vários trechos, como o da BR-277.

Para o presidente da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar) e coordenador do G7, José Roberto Ricken , independentemente da metodologia, o importante é que as tarifas sejam justas, com garantia de execução das obras e transparência em todo o processo. “As audiências públicas começarão em breve e várias questões, incluindo a da outorga, virão à tona e serão discutidas com profundidade”, explica.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac e vice-governador do Paraná, Darci Piana, afirmou que há uma grande preocupação em melhorar a infraestrutura do estado para garantir o escoamento da produção. “Queremos que haja um equilíbrio entre os interesses da licitação e da produtividade do Paraná. Temos a necessidade de ter nossas rodovias em condições para transportar toda a produção de nosso estado e dos estados vizinhos. De nada adianta o esforço de ampliação de portos e aeroportos, se não cuidarmos das nossas rodovias”, declarou Piana.

Presenças

Também estiveram presentes na reunião de trabalho o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro; o presidente do Sistema Fetranspar, Sergio Malucelli; o vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt; o presidente da Faciap, Fernando Maurício de Moraes; o presidente da ACP, Camilo Turmina; o presidente da ALEP, Ademar Traiano; o secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcelo da Costa; o diretor de planejamento da Secretaria de Transportes, Guilherme Bianco; o diretor de planejamento da EPL, Rafael Benini; o secretário de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex; o chefe da Casa Civil, Guto Silva; os deputados federais, Toninho Wandscheer, Sérgio Souza, Reinhold Stephanes Junior, José Carlos Schiavinato e Ricardo Barros; o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski; o presidente do IEP, Horácio Guimarães, e o Analista de área técnica, Luiz Eliézer.

Publicado por Carolina Gomes

27/01/2021 às 15:24