Palavra do Presidente: Tragédia e Renovação

Artigo assinado pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana.

03/01/2021

Darci Piana |
Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR

Saímos de 2020 levando conosco inúmeras lições. Jamais imaginamos que a humanidade pudesse passar pelas provações que passou, mas o aprendizado foi imenso, intenso e nos dará condições para enfrentar um outro ano que se revela difícil, ainda sofrendo os efeitos trágicos da pandemia.

A história já nos ensinou como a humanidade é capaz de acelerar sua criatividade em momentos de extrema tensão. Havia acontecido na 2ª Guerra Mundial e agora mais uma vez a máxima se comprova, com o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 em um espaço de tempo muito curto em relação, até então, à descoberta de vacinas para as epidemias. Porém, as vacinas representam só mais um passo na recuperação da nossa qualidade de vida e no desenvolvimento do país. O comércio, elo vital de abastecimento da população em todos os momentos da vida, demonstrou mais uma vez sua extraordinária importância. Com perdas inestimáveis, nem assim perdeu sua vitalidade, reconstruindo-se a cada dia, gerando novas formas de venda, capacidade de incorporar inovações nas áreas de atendimento e de descobrir novas maneiras de chegar ao público, para levar até ele o produto ou o serviço exigido.

Com as vacinas, com o comércio amadurecido para as novas maneiras de exercer sua atividade e a população já preparada para viver uma realidade que terá muito de virtual, chegamos a 2021.

No âmbito do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, e também do Sebrae, pelos quais podemos nos responsabilizar, a atividade no ano que se encerra foi de aprimoramento frente aos desafios enfrentados.

Não só desenvolvemos programas próprios para consumo pelo nosso público preferencial, nas diversas entidades, como fomos capazes de criar alternativas de rica inventividade, como no caso das competições esportivas virtuais do Sesc. As campanhas solidárias de arrecadação de alimentos, agasalho e brinquedos pelo Sesc PR bateram recordes, inclusive por fazer florescer nas pessoas a bela virtude da solidariedade. O Senac PR ofertou milhares de cursos já preparando não de obra para a retomada da economia. O Sebrae promoveu uma extensa linha de lives, seminários e reuniões on-line que permitiram a participação de milhares de empresários do comércio dispostos ao aprimoramento de suas ações e à aproximação ao
público consumidor.

Em meio a tantos problemas, ainda fomos capazes de inaugurar a reforma do teatro de Bela Vista do Paraíso, belo como o nome da cidade exige, e do Parque Ambiental de Rio Negro, demonstrando que nem a trágica pandemia foi capaz de parar a atuação da Fecomércio, graças ao Sesc e ao Senac, aos nossos sindicatos empresariais filiados, às Câmaras da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios e a todos os parceiros que ajudaram a impulsionar nossas ações.

Tudo isso você irá ler aqui, nas páginas desta última edição da nossa revista em 2020. Que o novo ano nos traga saúde, esperança e bons negócios.

Publicado por Silvia Bocchese de Lima

03/01/2021 às 14:30