Mensagem de Fim de Ano

Um Feliz Natal e um ótimo ano novo.

18/12/2020

Caros colaboradores do nosso Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, diretores e gestores das nossas três casas, presidentes e diretores dos Sindicatos Empresariais filiados, Câmaras da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios,  empresários, dirigentes das instituições parceiras das nossas iniciativas, recebam a minha saudação.

Estamos chegando ao fim do ano mais difícil da vida do planeta nos últimos 75 anos. Ninguém poderia imaginar que a terceira década deste milênio iniciasse sob os efeitos de uma pandemia devastadora, que já tirou a vida de quase 200 mil brasileiros.

O vírus devastou a economia, tirou emprego de milhões de pessoas, fechou empresas, lotou hospitais e causou mudanças radicais em nossas vidas.

Mas tudo isso não foi capaz de nos tirar a capacidade de trabalhar, de fazer o que precisava ser feito, de levar solidariedade aos milhares de paranaenses em situação vulnerável.

Em primeiro lugar tivemos a preocupação de manter empregos, fazendo um grande esforço para que nossos colaboradores pudessem garantir o seu sustento e dar a sua contribuição para ajudar o próximo.

Em nenhum momento deixamos de lado o compromisso com os menos favorecidos. A Campanha do Agasalho superou um milhão de peças arrecadadas, praticamente dobrando o número alcançado em 2019.

A campanha emergencial de arrecadação de alimentos, promovida pelo Sistema com a parceria vital das empresas de comunicação de todo o estado, e do Exército Brasileiro, trouxe centenas de milhares de doações e levou conforto a um contingente expressivo de pessoas carentes abrigadas em instituições cadastradas pelo programa Mesa Brasil do Sesc.

O Senac ofereceu mais de cinco mil vagas gratuitas para menores aprendizes, outras na área de TI, formou centenas de profissionais para reforçar a área da saúde, tão exigida na pandemia, incorporou-se às campanhas do Agasalho e do Brinquedo e abriu suas portas para que o setor de turismo fosse revigorado, com a oferta de cursos nas áreas de gastronomia.

A Fecomércio, por sua vez, em parceria com o Sebrae, promoveu dezenas de webinários sobre o varejo, sobre as novas tecnologias e tendências inovadoras. Nosso site hospedou dezenas de depoimentos de autoridades, das áreas pública e privada, com informações fundamentais aos empresários.

Tudo isso só foi possível graças ao trabalho de todo o nosso pessoal. Cada um trabalhou por si e pela população paranaense, apesar do horário reduzido de trabalho e das dificuldades impostas pela nova rotina. Os números mostram isso, o que é admirável.

O próximo ano ainda vai começar com a pandemia e, portanto, não podemos relaxar em nenhum momento nas medidas sanitárias determinadas pelas autoridades de saúde. Uso de máscaras, álcool gel com frequência, distanciamento entre pessoas e evitar aglomerações a todo custo.

Mas as notícias são boas. Além das vacinas que devem chegar, já existem projeções que a economia brasileira irá crescer em torno de 4% em 2021. É reconfortante e, se for assim, teremos um ano de muitos empregos, de alegria e, principalmente, de volta à vida normal.

Quero, mais uma vez, agradecer o esforço que foi despendido durante este ano trágico, porque sem vocês nada teria sido possível. Tenho certeza de que em 2021 nada será como antes, para lembrar a música de Milton Nascimento.

Este ano, nós esperamos que o Papai Noel traga um presente diferente: Esperança, porque sem ela não existe vida.

Um Feliz Natal e um ótimo ano novo, sem esquecer de seguir, em qualquer das festividades, todos os protocolos de segurança.

Muito obrigado e até 2021.

DARCI PIANA

PRESIDENTE DO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PARANÁ