Piana participa da abertura da Mercosuper Digital

Com programação ao vivo e 100% online, um dos mais tradicionais eventos do setor supermercadista, a Mercosuper Digital foi aberta na manhã desta quarta-feira (18), reunindo o presidente em exercício da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Carlos Beal, e o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana.

18/11/2020

“Sou um homem de vendas, venho de um setor comercial, e eu sempre defendi a tese da importância de uma feira, quando o dono da indústria conversa com o seu cliente olho no olho, estreitando esse relacionamento comercial. Lamentavelmente a pandemia não nos permite isso, mas conseguimos superar essa barreira com o uso de novas tecnologias, pois hoje reunimos o Brasil inteiro neste evento”, reforçou Piana.

Para ele, apesar dos impactos da pandemia, o Paraná passa por um bom momento em sua economia, principalmente com os investimentos que o estado vem recebendo. “São R$ 13 bilhões de investimentos do próprio governo, sem contar os da iniciativa privada. Todas as semanas temos assinando de seis a oito novos contratos com empresas de diversas regiões do país e até estrangeiras que farão investimentos no nosso estado. Temos o orgulho também em contar com o setor supermercadista paranaense, que vem acompanhando esse desenvolvimento. Um segmento estruturado, que representa sozinho 7% do PIB nacional e que, no nosso estado, está acima dessa métrica”, enfatizou.

De forma remota, o governador do estado, Carlos Massa Ratinho Junior, também deixou seu recado aos participantes da Mercosuper. “Esse é um ano atípico, onde um evento de grande porte como esse feito anualmente no Paraná teve que buscar novas formas de realização. O nosso estado tem a tradição de ser o berço de alguns dos maiores grupos supermercadistas do país e isso muito nos orgulha. Que esse evento online possa, acima de tudo, fomentar esse setor que gera muitos empregos e que é tão importante para a nossa economia”, pontuou.

Assim como o governador, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Salzovo Neto, também deixou sua mensagem de boas-vindas remotamente. “É um evento desafiador. Passar por uma longa pandemia não tem sido fácil para ninguém, principalmente para os empresários do comércio e de serviços. Desde março, os supermercados têm mostrado sua força, pois 90% de todos os alimentos comercializados no Brasil vêm deste segmento. Vamos continuar trabalhando para que nossa essencialidade seja respeitada. Espero que a Mercosuper Digital traga novas ideias para melhorar nossas relações e gerar ótimas oportunidades de negócios”, completou.

A abertura contou ainda com a participação do presidente da Frimesa – uma das patrocinadoras do evento –, Valter Vanzella, e do presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná (Sinca PR), Paulo Hermínio Pennacchi.

O evento

Entre hoje (18) e amanhã (19), a Mercosuper Digital contará com 25 palestras com temas como inovação, gestão e tecnologia. A programação é inteira ao vivo, pela plataforma criada exclusivamente para o evento. A feira conta ainda com a participação de diversas empresas fornecedoras do segmento supermercadista, em estandes virtuais e reuniões agendadas. A inscrição para o evento é gratuita e pode ser acessada também pela plataforma.

“Além de ser uma oportunidade para que todo o setor supermercadista se recicle e se profissionalize, a Mercosuper também irá beneficiar profissionais de diversas áreas do conhecimento que desejam estar preparados para o mercado e para os desdobramentos que devem acontecer nos próximos meses”, afirma o presidente da Apras em exercício, Carlos Beal.

O primeiro fórum realizado pela Mercosuper foi o painel de economia “Os maiores líderes em expansão no Paraná”, na manhã desta quarta-feira (18). O debate foi moderado pelo vice-presidente da ACP e CCO Megamidia, Eduardo Jaime, com a participação dos empresários Everton Muffato (Rede Muffato), Carlos Beal (Rede Festval Cia. Beal), Pedro Joanir Zonta (Condor Super Center), Carlos Alberto Tavares Cardoso (Rede CSD – Cidade Canção). A cobertura do Fórum e de outros destaques da Mercosuper Digital você acompanha na edição de amanhã (19) do Boletim Diário.

Um dos destaques da programação é a participação do CEO da SA Varejo, Sergio Alvim, hoje (18), às 15h, para moderar a palestra “Como fazer o trade marketing omnichannel”, ministrada por Bruno Balduccini, da Sr. Digital Omnitrade Manager.

Amanhã (19), às 11h, o evento terá a participação de Walter Longo, que se destaca por apresentar uma visão global das tendências de marketing, inovação e comportamento de consumo. O tema da palestra será “O Varejo do Futuro – Como errar menos e ampliar suas chances de sucesso”. Já às 15h, Ricardo Cappra, famoso por seus estudos sobre ciência de dados e Big Data, vai falar que o futuro das empresas é analítico.

Publicado por Isabela Mattiolli

18/11/2020 às 14:11