Fecomércio PR e comitiva da República Tcheca participam de eventos importantes

04/09/2020

A quinta-feira (3) foi marcada por eventos envolvendo a Fecomércio PR e a comitiva da República Tcheca. Houve a apresentação das futuras instalações da TatraBras para a embaixadora, Sandra Lang Linkensederová, assinatura do Protocolo de Intenções com o governo do estado e a entrega do título de cônsul honorário ao diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes.

Durante a manhã, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, recebeu na sede da Fecomércio a embaixadora da República Tcheca, Sandra Lang Linkensederová; o cônsul-geral em São Paulo, Milos Sklenka; o ministro conselheiro da embaixada, Ondrej Kasina; o chefe dos Assuntos Econômico e Comerciais em São Paulo, Filip Vavrínek e o diretor da TatraBras, Pavel Petrasek. Rui Lemes, que também é CEO da TatraBras, fez a apresentação das futuras instalações da empresa em Curitiba e Ponta Grossa.

Eles discutiram as ações e planos de investimento da companhia Tcheca e a expectativa de futuros negócios que podem ser gerados a partir da vinda da empresa para o Brasil.

Governo do Estado
No período da tarde uma reunião no Palácio Iguaçu foi realizada para a assinatura do Protocolo de Intenções entre a TatraBras, governo do Paraná e prefeitura de Ponta Grossa. A partir de agora está oficialmente celebrado o acordo para início da produção de caminhões no estado. Além da comitiva da República Tcheca, também participaram da reunião o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior; o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel; a vice-prefeita, Elizabeth Schmidt; o secretário de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex; o secretário da Fazenda, Renê Garcia; o deputado estadual, Hussein Bakri; o secretário de Indústria e Comércio de Ponta Grossa, José Loureiro; representantes do governo estadual e da direção da TatraBras.

O gerente de marketing da TatraBras, Eduardo Padilha, apresentou a empresa para o governador e convidados, e falou das perspectivas de investimento e expectativas de negócios a partir do início da produção em 2021.

“Essa semana foi especial, principalmente na questão da retomada da economia e geração de empregos. É uma alegria ver mais essa empresa nascer em Ponta Grossa”, afirmou o governador Ratinho Júnior.

Para o Darci Piana, que participou das negociações desde o início, tanto como cônsul honorário da República Tcheca, quanto como presidente da Fecomércio, é uma sensação de dever cumprido assinar o Protocolo de Intenções.

“A instalação da TatraBras em Ponta Grossa é apenas o início de uma parceria de sucesso. A geração de empregos fará com que circule mais dinheiro no comércio, favorecendo vários setores. Iniciamos essas negociações há dois anos e hoje damos mais um passo importante”, reforçou Piana.

Cônsul honorário
Ainda na reunião, Rui Lemes recebeu o título de cônsul honorário da república Tcheca no Paraná e Santa Catarina. O cargo foi ocupado anteriormente por Piana, que se afastou por incompatibilidade com a vice-governadoria.

A embaixadora, Sandra Lang Linkensederová, ressaltou a importância de trabalho que Lemes tem feito até o momento e falou das expectativas para o futuro.

“Hoje é um grande dia para nós que entendemos a diplomacia como um instrumento de comércio exterior. Fizemos esforço para conhecer o Brasil, identificar as possibilidades e definirmos as empresas que poderiam ter sucesso aqui. Abrimos a porta e tivemos a sorte de encontrar bons parceiros. Só tenho a agradecer o grande apoio de Darci Piana e Rui Lemes”, destacou a embaixadora.

Para Rui Lemes, além da honra de representar os interesses da República Tcheca no Paraná, o título trará ainda mais possibilidades de negócios. “Esse é um momento bastante importante para nós. Espero que as parcerias cresçam e gerem muitos negócios”, finalizou.

Publicado por Isabela Mattiolli

04/09/2020 às 14:40