Darci Piana participa de Fórum Eletrônico promovido pela Fenauto

27/08/2020

Convidado pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, participou do painel “O Comércio Varejista Brasileiro e a Retomada”, no Fórum Eletrônico promovido pela entidade. A live transmitida ontem (26) também contou com a participação do presidente da Fecomércio/CE, Maurício Cavalcante Filizola; do
presidente da Fecomércio/ES, José Lino Sepulcri; do presidente da Fecomércio/PB, José Marconi Medeiros de Souza, e do vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Luiz Gastão Bittencourt da Silva, tendo sido mediada pelo diretor e vice-presidente da Fenauto, Enilson Espinola Sales Souza, com participação do presidente da entidade, Ilídio Gonçalves dos Santos.

Vice-governador do Paraná, Piana abriu as falas do evento agradecendo ao convite feito pelo presidente da Fenauto, Ilídio Gonçalves dos Santos, e traçando um panorama dos investimentos feitos pelo Governo do Paraná nos últimos meses, principalmente na área de infraestrutura e concessão de crédito, por meio da Fomento Paraná, para micro e pequenas empresas. Ele também reforçou o protagonismo da Fecomércio PR no Plano de Retomada, elaborado em conjunto com as entidades do setor produtivo que compõem o G7, principalmente na captação e recursos para as micro e pequenas empresas, as quais, segundo ele, são as que mais sofre ram durante a pandemia. “Apresentaremos um plano de retomada nos próximos dias ao governador Ratinho Junior, trabalho que lidero junto aos presidentes do G7. Estamos levando em conta os problemas que ainda teremos pela frente, o desemprego deve aumentar com o fim dos benefícios do governo federal, que irá reduzir o valor do dinheiro em circulação, e isso tem nos preocupado muito”, enfatizou.

Darci Piana também trouxe os cursos gratuitos setoriais ofertados pelo Senac PR no período, a atuação das
Câmaras da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios e a parceria com o Sebrae/PR para capacitar as empresas e prepará-las para esse novo cenário que surge, com a mudança nos hábitos de consumo.

Na sequência o presidente da Fecomércio/CE, Maurício Cavalcante Filizola, apresentou as ações realizadas pela entidade em seu estado, das dificuldades enfrentadas e do papel que ela tem frente à sociedade e aos empresários. “É agora que nosso trabalho, de fato, começa”.

O presidente da Fecomércio/ES, José Lino Sepulcri, disse que o maior patrimônio da entidade é o relacionamento que mantém com seus representados e as áreas governamentais. “Se o estado do Paraná, que tem uma economia extraordinária, teve dificuldade, imagina nós que antes da pandemia já lidávamos com os problemas das enchentes. A nossa sorte é que sempre tivemos uma grande compreensão do governo”, completou. Ele acrescentou que a iniciativa da Fenauto de criar o diálogo entre os estados foi muito propícia. “Deveríamos programar reuniões regionais, para estudar novas oportunidades. Considero esse modelo que vocês estão fazendo a nível brasil é importante para nós. Estamos aqui para andar de mãos dadas”, concluiu sua fala.

De acordo com o presidente da Fecomércio/PB, José Marconi Medeiros de Souza, apesar de todas as dificuldades enfrentadas o Brasil está sendo exemplo na retomada econômica. “Observo que as empresas e a sociedade no geral têm tido consciência e respeitado todos os protocolos de higiene e segurança. Nós já vivenciamos diversas situações no passado, como no Plano Cruzado, quando um automóvel seminovo custava mais do que um zero. Ou seja, a gente apanha, mas acredita e soma forças para superar”, enfatizou.
“O Paraná é um estado para se olhar e tiramos lições do que precisa ser feito”, enfatizou o vice-presidente da CNC, Luiz Gastão Bittencourt da Silva. Ele acrescentou que a sociedade vivencia um momento de aceleração e permanente transformação. “Enquanto representantes das empresas precisamos criar para auxiliá-las nesse período, observando esses hábitos de consumo que mudaram, criando ambientes melhores nas relações de trabalho, atentos ao que está por vir como a reforma tributária, entre outras”, pontuou.

O vice-presidente da Fenauto, Enilson Espinola Sales Souza, concluiu os trabalhos ressaltando que a entidade representa 48 mil lojas de multimarcas no país. “Nós queremos nos aproximar ainda mais das federações, por isso criamos esse ambiente virtual para discussão”, finalizou.

Publicado por Isabela Mattiolli

27/08/2020 às 15:48