Endividamento dá sinais de elevação no Paraná por causa do coronavírus

Pesquisa da CNC e Fecomércio PR mostra que 90% dos paranaenses possuem algum tipo de dívidas em abril.

03/06/2020

O número de endividados no Paraná já dá sinais de elevação por causa das limitações econômicas decorrentes da pandemia do coronavírus. Após dois meses de queda, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), voltou a subir no mês de abril e chegou a 90,02%. É o maior índice para o mês de abril de toda a série histórica da pesquisa.

A média nacional de endividamento está em 66,60% neste mês e é a maior dos últimos dez anos. Esta foi a
primeira PEIC realizada após o início do surto de Covid-19 no Brasil, sendo que a coleta dos dados ocorreu entre 20 de março e 5 de abril.

Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a renovação da alta do endividamento neste mês se baseou na ampliação do crédito ao consumidor. “A crise com a covid-19 impõe ao governo a adoção de medidas de estímulo ao crédito, na tentativa de manter algum poder de compra dos consumidores. A queda expressiva dos juros e da inflação reduz, respectivamente, o custo do crédito e a pressão sobre a renda, incentivando o endividamento”, explica Tadros, reforçando a importância de se viabilizarem prazos mais longos para os pagamentos ou alongamentos das dívidas, além da busca por iniciativas mais eficazes para mitigar o risco de crédito. “Assim, os consumidores poderão quitar suas contas em dia sem maiores dificuldades, afastando a piora nos indicadores de inadimplência, nos meses à frente”, avalia.

Atraso e inadimplência

No momento, o que se observa é um aumento no endividamento em si, especialmente pela ampliação das dívidas no cartão de crédito, que subiram de 72,54% em março para 73,67% em abril, além das despesas
com o financiamento imobiliário, que passaram de 9,91% em março para 10,18% em abril.

Por outro lado, a condição de pagamento das dívidas ainda é positiva. A parcela de endividados com contas
em atraso caiu na variação mensal, baixando de 27,68% em março para 25,67% neste mês. Da mesma forma, as famílias que reconhecem não ter condições de quitar seus débitos financeiros reduziram de 12,07% no mês passado para 10,26%.

De acordo com a Fecomércio PR, o percentual de famílias endividadas no Paraná já é um dos mais altos do país e seu aumento inspira atenção, mas por enquanto a condição de solvência das dívidas dos paranaenses é positiva. Este é o menor percentual de famílias com contas em atraso desde maio de 2017, que registrou 23,34%. Eventuais elevações na inadimplência devem começar a ser verificadas nos próximos meses.

Texto: Karla Santin

Publicado por Isabela Mattiolli