Ministério Público do Trabalho emite notificação com recomendações às funerárias

Medidas visam evitar a contaminação por coronavírus durante a prestação dos serviços funerários

28/04/2020

Até a data de ontem, (27/04), o Brasil contabilizava um triste saldo de 4.543 mortes por COVID-19. No Paraná, são 75 óbitos. Diante desse cenário e das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região, recomenda às funerárias a adoção, em caráter urgente, de diversas providências para evitar a contaminação por coronavírus durante a prestação dos serviços funerários.

Além de orientações sobre os procedimentos de higienização necessários, manipulação do corpo, o MPT determina que as funerárias devem garantir que os profissionais que tiverem contato com o corpo estejam providos dos seguintes EPIs: gorro, óculos de proteção ou protetor facial, máscara cirúrgica, avental impermeável e luvas, sendo esse material devidamente higienizado, devendo ser garantida a troca sempre que necessária.

As orientações foram encaminhadas à Fecomércio PR e Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços Funerários do Estado do Paraná, através da notificação nº 73387.2020, que também deverá ser encaminhada para as empresas que compõem sua base territorial.

A leitura das orientações demonstra a gravidade da situação e reforça os riscos aos quais todos estamos sujeitos ao não seguir as recomendações de distanciamento social, uso de máscaras e higienização frequente das mãos.

Todas as orientações podem ser acessadas nos documentos abaixo:

Ata de audiência em procedimento 72698.2020

Despacho comum 72700.2020