Darci Piana recebe a Comenda Ordem Municipal da Luz dos Pinhais

Rafael Greca, Maria José Piana e Darci Piana

20/09/2019

Inspirada na obra “Homem à Altura”, do artista paranaense João Turin, as medalhas da Ordem Municipal da Luz dos Pinhais foram entregues na noite de ontem (19), no Memorial de Curitiba, pelo Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, a 33 personalidades e três instituições que se destacam pelo comprometimento e trabalho em prol da urbanidade, da paz e do bem da sociedade. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, foi um dos homenageados com a comenda.

Piana foi indicado por ser fomentador de empregos, além de grande parceiro da Prefeitura de Curitiba como presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, com destaque para a revitalização e restauro do Paço da Liberdade que se tornou unidade cultural do Sesc PR e, mais recentemente, por sua atuação na revitalização do Palácio Belvedere, que será sede da Academia Paranaense de Letras. Ele recebeu a comenda ao lado do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador Adalberto Jorge Xisto, e do artista plástico Sérgio Ferro Pereira.

“Sinto-me feliz e envaidecido com essa homenagem. Eu que sou que sou cidadão honorário de Curitiba há muitos anos, desde o tempo em que era presidente do Paraná Clube, ser lembrado agora pelo nosso prefeito não tem preço. Principalmente numa cidade em que cheguei para estudar, fiz a minha vida empresarial, criei uma família, casei com uma mulher maravilhosa, inclusive ontem comemoramos 55 anos em que estamos juntos, e mais de 50 anos de casados. Só tenho a agradecer ao prefeito e a essa cidade”, pontuou o homenageado acompanhado pela esposa, Maria José Piana.

A comenda A Comenda Ordem Municipal da Luz dos Pinhais evoca o humanismo, a brasilidade, o paranismo e a cidadania curitibana com a medalha criada pelo escultor João Turin (1878-1948). Vencedor do Salão de Belas Artes de 1944 e 1947, um dos mentores do movimento paranista, ícone é releitura do Homem Vitruviano, símbolo do Renascimento, de Leonardo Da Vinci, nele a grandeza da personalidade humana é medida pela altura das araucárias.

“A medalha coloca as personalidades no tamanho das araucárias. Ela ensina às pessoas a dimensão de grandeza que nós queremos dar a nossa Curitiba e ao serviço a nossa Curitiba. Criada por João Turin, distribuída no dia do seu aniversário e entregues a pessoas que fazem a cidade ser melhor. Hoje temos inovadores, comunicadores, inventores, atletas e paratletas, desembargadores. A essência da vida é dar, receber e agradecer. Essa medalha é símbolo da nossa gratidão, vamos agora a partir dessa cidade singular iluminar o Brasil”, explanou o prefeito Rafael Greca.

Foram igualmente condecorados o senador Oriovisto Guimarães; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Joeci Machado Camargo – coordenadora do programa Justiça no Bairro; o Padre Reginaldo Manzotti; o Cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura e o Cônsul-geral da Itália em Curitiba, Raffaele Festa.

Também o arquiteto, urbanista e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner; o Ministro da Justiça, Sergio Moro, o ex-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias e o comunicador e empresário Carlos Roberto Massa, foram alguns dos nomes homenageados.

Entre as instituições, a Associação Brasileira de PCHs e CGHs, a Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva e a Camerata Antiqua de Curitiba, que se apresentou durante a noite de homenagens com músicas clássicas e Hinos do Brasil, da Bandeira, da Independência e de Curitiba.

O senador Oriovisto Guimarães falou em nome dos comendadores. “Falar em nome de um grupo tão seleto que vai desde o nosso querido Jaime Lerner, que não pode estar hoje presente, até ao nosso vice-governador, Darci Piana, que vai dos nossos atletas, até o nosso maravilhoso pintor Sérgio Ferro, é uma missão muito difícil. Agradeço por mim e pela sensibilidade em homenagear todas essas pessoas que certamente são merecedoras. Hoje vivemos em uma festa ao mesmo tempo íntima, solene e linda, com muita categoria, arte e bom gosto, ao intercalar um grupo de homenageados com a apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba. Ou seja, uma homenagem digna de Curitiba e de sua sensibilidade”, classificou o senador.

Autoridades

Também acompanharam o evento e fizeram a entrega das medalhas da Ordem a primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi Palácios; o secretário do governo municipal, Luiz Fernando Jamur; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, chanceler da Ordem da Luz.

20/09/2019 às 16:59