Embaixadora da República Tcheca visita o Paraná

Na última sexta-feira (15) a embaixadora da República Tcheca, Sandra Lang Linkensederová e seu ministro-conselheiro, Ondrej Karina foram recepcionados pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana e pelo diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes. Eles se reuniram no Palácio Iguaçu para tratar de assuntos relacionados aos interesses econômicos entre o Paraná […]

18/02/2019

Na última sexta-feira (15) a embaixadora da República Tcheca, Sandra Lang Linkensederová e seu ministro-conselheiro, Ondrej Karina foram recepcionados pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana e pelo diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes. Eles se reuniram no Palácio Iguaçu para tratar de assuntos relacionados aos interesses econômicos entre o Paraná e a República Tcheca.

Durante a reunião, na qual também estiveram presentes o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, José Eduardo Bekin, e a deputada federal Aline Sleutjes, foram apontados os principais nichos promissores de negócios entre os dois países. Discutiu-se também sobre o envio de duas missões econômicas, com a participação da Fecomércio PR, para a República Tcheca.

“Estou maravilhada com o Paraná, é realmente um estado riquíssimo, em avançado desenvolvimento e com potencial enorme. A República Tcheca quer ser parceira do Paraná, desenvolver tecnologias em conjunto e identificar os setores com perspectivas de negócio”, declarou a embaixadora.

Sobre o trabalho realizado junto à Fecomércio PR, os elogios não foram poupados. “Temos uma relação de forte vínculo com a instituição, que garante total suporte para as pequenas e médias empresas tchecas que querem fazer negócio no Paraná. É impressionante o tamanho da estrutura e organização da Fecomércio PR”, acrescentou Sandra.

Darci Piana, que está deixando o cargo de Cônsul Honorário da República Tcheca no Paraná devido a incompatibilidade com as funções de Vice-governador, apresentou para a embaixadora todos os pontos fortes do estado e se colocou à disposição para auxiliar nos acordos bilaterais que podem surgir. “Temos muito a trocar. O estado precisa de parcerias produtivas, que gerem benefícios mútuos. Essa cooperação entre República Tcheca e o Paraná vai render bons frutos”, ressaltou.

Para o diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes, as duas missões deste ano são um passo importante para a realização de negócios. “Nosso objetivo é aumentar as relações bilaterais, não só em parcerias com o comércio, mas também envolvendo nossos irmãos da agricultura e indústria. Em maio faremos uma missão para tratar das importações ligadas ao mercado de cerveja e em julho ou agosto levaremos outra comitiva para fomentar negócios relacionados a tecnologia”, informou o diretor.

18/02/2019 às 12:14