Livros sobre a história dos campi da UTFPR em Apucarana e Londrina lançados ontem

As importantes conquistas e a história dos campi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Apucarana e em Londrina, que neste ano comemoram 10 anos de existência, foram contadas em dois livros lançados ontem (22), nos respectivos campi da universidade. Os dois volumes intitulados “Do Sonho à Realidade”, são assinados pelo presidente da […]

23/05/2017

Solenidade de lançamento do livro lotou o auditório da UTFPR em Apucarana. Foto: Sivana

Os dois volumes intitulados “Do Sonho à Realidade”, são assinados pelo presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani, que esteve presente nos dois lançamentos.

Em Apucarana, o evento ocorreu pela manhã, no auditório da universidade, e contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná PR, Darci Piana, entidade parceira na formatação e estruturação do conteúdo editorial.

Participaram a do lançamento o reitor da UTFPR, professor Luiz Alberto Pilatti; o diretor-geral do Câmpus Apucarana, professor Marcelo Ferreira da Silva; o vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior, representando o prefeito Beto Preto; o presidente da ACIA, Jayme Leonel; os prefeitos Paulinho Moises (Califórnia) e Moacir Andreolla (Novo Itacolomi); a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aída Assunção; a gerente executiva do Sesc, Andreia Rinaldo; o gerente executivo do Senac, Agnaldo Alves Cassemiro; a presidente da Câmara da Mulher, Rosana Gasparotti, a vice Vivian Marcato e a diretoria Administrativa e Financeira, Sueli Carmona Dias; empresários, diretores de escolas, acadêmicos, vereadores, entre outras lideranças locais e regionais.

“O deputado nos fez um pedido e não poderíamos deixar de mostrar esse trabalho extraordinário que a UTFPR tem feito nos últimos 10 anos, não só em Apucarana como em todo o Paraná”, destacou o presidente Darci Piana. Ele lembrou que a Federação oferece aos empresários todo suporte dos cursos profissionalizantes do Senac, complementados pela qualificação superior da universidade tecnológica. “Então, esse apoio é essencial para a melhoria da qualificação de gestão superior do país. Ser parceiro num momento desses é fundamental para a nossa Federação e para os nossos empresários”, avalia.

Londrina

O deputado Alex Canziani foi quem iniciou e articulou politicamente a instalação dos campi da UTFPR de Apucarana e Londrina, há dez anos. Durante a tarde, ele e o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci e Piana, estiveram em Londrina para o lançamento do livro “Do Sonho à Realidade: Os 10 Anos do Câmpus Londrina da UTFPR”.

Participaram deste evento, entre outros, o reitor da UTFPR, professor Luiz Alberto Pilatti; o diretor-geral do Campus Londrina da UTFPR, Marcos Massaki Imamura; a secretária de Educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes; o coordenador da Região Metropolitana de Londrina, Marco Antonio Santi; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico no Estado do Paraná (Sindióptica Paraná), José Alberto Pereira; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), Roberto Martins;

O presidente do Sindicato dos Salões de Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares do Estado do Paraná (Sincap), Antonio Carlos Parieti; os conselheiros do Senac, Sérgio Gilberto Bonocielli e Márcio Américo Strini; o gerente executivo do Senac Londrina Centro e Londrina Norte, Thiago dos Santos Ferreira; os gerentes das unidades do Sesc em Londrina, Cilas Fonseca Vianna, Yuka Toyama Borges e Alexandre de Oliveira Simioni.

“Tenho uma satisfação enorme em apresentar estes livros. Neles eu mostro que é possível sonhar e realizar. A concretização dos campi começou assim, de um pequeno sonho”, conta Canziani.

Os livros têm a colaboração dos jornalistas paranaenses Rogério Fischer e João Arruda, e dos repórteres Fábio Blanco e Henrique Lhamas (fotografias). O projeto gráfico ficou por conta de Edvaldo Jacinto Correia. Toda a equipe foi supervisionada pelo jornalista Marcelino Jr.

(Com informações da Assessoria Sivana)

23/05/2017 às 16:23