Café com o Corpo Consular fortalece relações internacionais

Na quinta-feira (6) foi realizado o Café com o Corpo Consular, evento que buscou estreitar relações entre a Fecomércio PR e os consulados que atuam no Paraná. Os participantes puderam discutir temas que influenciam no desenvolvimento do comércio exterior e também planejar ações para reforçar o setor em 2017. De acordo com o presidente do […]

07/10/2016

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, a Federação já realiza um trabalho de incentivo ao comércio exterior e o evento com os consulados é uma oportunidade para melhorar ainda mais as atividades que já são desenvolvidas. “A gente reuniu aqui grande parte dos cônsules que atuam no Paraná, porque para nós é fundamental estreitar esse relacionamento. A Federação está no caminho certo, fazendo seu papel e reunindo compradores e vendedores, é a nossa missão”, explica o presidente da Fecomércio PR.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, durante discurso no Café com o Corpo ConsularO evento também teve o propósito de entender as demandas e necessidades dos consulados, de forma em que possa planejar ações para defender interesses dos parceiros, conforme explica o diretor da Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio, Rui Lemes. “Dependendo das demandas que os cônsules passarem, nós vamos analisar e pensar em ações para 2017. Os consulados tratam de aspectos culturais, comerciais, científicos, tecnológicos, entre outros. Buscamos apoiar os países representados e fortalecer o relacionamento com eles”.

O evento contou com palestras sobre o cenário econômico atual, ministrada pelo assessor de assuntos econômicos da Fecomércio PR, Vamberto Santana; atividades da Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio PR, ministrada por seu diretor, Rui Lemes; atividades da Câmara Brasileira de Comércio Exterior (CBCex), ministrada pelo presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos e do Sindicato do Comércio Atacadista, Importador e Exportador de Produtos Químicos e Petroquímicos do Estado de São Paulo (ASSOCIQUIM/SINCOQUIM) e presidente da CBCex, Rubens Medrano; atividades do Corpo Consular do Paraná, ministrada pelo presidente do Corpo Consular do Paraná e Cônsul da República Dominicana, Thomas Neves; e Certificado de Origem Digital, ministrada pelo coordenador sindical da Fecomércio PR, Rodrigo Bregola.

Homenagem

O presidente do Corpo Consular do Paraná e Cônsul da República Dominicana, Thomas Neves, aproveitou a ocasião para homenagear o presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, pelos serviços prestados em prol do comércio paranaense. O presidente da Fecomércio também foi presenteado com a bandeira do Corpo Consular. Também estiveram presentes o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Defesa do Comércio, Guto Silva; o presidente do Sindicato do Comércio varejista de Veículos, Peças e Acessórios para Veículos no Estado do Paraná (Sincopeças), Ari Santos; o presidente do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Materiais de Construção no Estado do Paraná (Simaco), Sigismundo Mazurek; o presidente da Junta Comercial do Paraná (JUCEPAR), Ardisson Akel; diretores da Fecomércio PR e 22 cônsules que atuam no Paraná.

07/10/2016 às 14:41