Fórum Empresarial em Ponta Grossa recebe Darci Piana

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, foi palestrante, na última sexta-feira, do 7º Fórum Empresarial promovido pelo Diário dos Campos e pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). Com o tema “O desenvolvimento do Paraná nas asas do comércio”, Piana fez um retrospecto dos primórdios do comércio paranaense, […]

10/04/2017

Com o tema “O desenvolvimento do Paraná nas asas do comércio”, Piana fez um retrospecto dos primórdios do comércio paranaense, desde o século XVI, com a exploração das minas e da erva-mate e o comércio do ouro, passando pelo início do cultivo de milho e mandioca e criação de gado bovino, até os dias atuais, com o estado respondendo por mais de 6% do PIB Nacional.

Piana pontuou a representação legal da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR) no Paraná, de quase 700 mil empresas que empregam mais de três milhões de pessoas.

Ao grupo de empresários e acadêmicos, Piana enfatizou as mudanças e os desafios para o comércio no terceiro milênio, as profundas mudanças de comportamento do consumidor, a comunicação cada vez mais intensa, o mercado globalizado e as compras pela internet de fornecedores de qualquer lugar do mundo. “O consumidor não é mais o mesmo e não consome da mesma maneira que fazia há anos atrás. Ele mudou e o comércio tem acompanhado estas mudanças de maneira significativa. Quem não se atualizar nas lojas será ultrapassado, com redução das vendas, não apenas por questão da crise econômica e política. Tivemos mais de 200 mil empresas fechadas em todo o Brasil no último ano, 12 mil empresas somente no Paraná e muitos desses números foram em virtude da não evolução e atualização”, acredita.

Para Piana, a economia brasileira tem dado sinais de recuperação, com a inflação dentro da meta e sob controle, taxa de juros em queda e a de câmbio estável, bolsa de valores em alta, queda do Risco Brasil e otimismos dos empresários da indústria e do comércio e a intenção de consumo das famílias em crescimento.

Entretanto, o presidente acredita que o fechamento das empresas, o alto nível de desemprego, o déficit nas contas públicas, a baixa capacidade de investimento dos governos,  crises política e institucional, desconfiança de investidores externos e insegurança jurídica são algumas das variáveis que ainda freiam o crescimento da economia brasileira.

Estiveram presentes no evento, o diretor do jornal Diário dos Campos, Wilson Oliveira; o presidente da ACIPG, Douglas Fanchin Taques Fonseca; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas Ponta Grossa), José Carlos Loureiro Neto; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Castro, José Marioli Simão; a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Ponta Grossa (CMEG), Carla Bianca Santos Carneiro de Sá; o gerente executivo do Sesc Ponta Grossa, Everson Nunes Furtado; a gerente executiva do Senac Ponta Grossa, Luciane de Fátima Oliveira.

10/04/2017 às 14:35