Luiz Vianna toma posse como novo diretor-geral brasileiro de Itaipu com o apoio do G7

A nomeação de Luiz Fernando Vianna foi uma reivindicação unânime dos setores produtivo e político paranaenses, com expressivo aval do G7, coordenado por Darci Piana.

29/03/2017

Jorge Miguel Samek transmitiu o cargo a Luiz Fernando Vianna.
Foto: Orlando Kissner/ANPr

O engenheiro eletricista Luiz Fernando Vianna tomou posse nesta segunda-feira (27) como novo diretor-geral brasileiro de Itaipu, em cerimônia realizada no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

“Itaipu é exemplo de Brasil e Paraguai que dão certo”, disse Vianna, que também destacou algumas das prioridades de sua administração. Entre elas, a atualização tecnológica da Itaipu, “fundamental para manter a operação exemplar, com altos índices de produtividade e eficiência”, e as tratativas para revisar o Anexo C do Tratado de Itaipu, documento que define as bases financeiras e de prestação dos serviços de eletricidade. “Esse tema será tratado com profunda cooperação e total integração com nossos parceiros paraguaios.”

Vianna sucede o engenheiro agrônomo Jorge Miguel Samek, o mais longevo diretor brasileiro na história da empresa, com 14 anos e dois meses à frente da binacional. Ambos são paranaenses e têm uma relação afetiva com Foz do Iguaçu, no Paraná, onde está instalada a hidrelétrica que o Brasil divide com o Paraguai.

A cerimônia contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas. Entre elas, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho; o ministro da Saúde, Ricardo Barros; o governador do Paraná, Beto Richa; a vice-governadora Cida Borghetti; a primeira-dama e secretária do Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, e o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, cumprimentou e desejou sucesso ao novo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Vianna. Foto: Carlos Ruggi

O ex-diretor geral brasileiro, Jorge Miguel Samek, mencionou algumas das principais realizações e destacou o bom relacionamento com o governo paraguaio e as inúmeras parcerias com os governos federal, estadual e municipais, órgãos do setor elétrico, cooperativas, Sistema S, entre outros. Agradeceu também aos funcionários da IB pelos resultados alcançados.

O ministro Fernando Coelho Filho disse que a nomeação de um nome técnico para o cargo de diretor-geral brasileiro de Itaipu, com grande experiência na área de energia, demonstra a determinação do governo de Michel Temer em fortalecer setores essenciais para a economia brasileira – que, apesar da crise, já começa a dar sinais de recuperação.

Texto adaptado de Assessoria de Imprensa Itaipu

29/03/2017 às 14:46