Cresce otimismo do empresário paranaense para 2017

Pesquisa da Fecomércio PR revela que 49,4% dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo possuem expectativa favorável para o 1º semestre Os empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná começaram o ano mais otimistas. De acordo com pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio […]

02/02/2017

Os empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná começaram o ano mais otimistas. De acordo com pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 49,4% dos empresários têm expectativa de um faturamento melhor para o primeiro semestre de 2017.

Depois de uma forte onda de pessimismo, que chegou ao patamar mais baixo da série histórica no primeiro semestre de 2016, quando a confiança era de apenas 31%, a perspectiva positiva dos empreendedores voltou a subir já na metade do ano passado e apresenta duas altas sucessivas.

Na edição anterior da pesquisa, referente ao segundo semestre de 2016, 45,5% dos proprietários de estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços esperavam um semestre seguinte melhor. Até então, foram quatro semestres de quedas consecutivas nas expectativas favoráveis. Desde 2014 o indicador não chegava à casa dos 50%.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, esse crescimento revela a reversão das expectativas dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná para o início deste ano. “Verifica-se, a partir dos números para 2017, uma alteração psicológica importante do empresário, fruto da combinação das variáveis econômicas mais favoráveis e da mudança no cenário político nacional”, avalia.

Nesse momento pode ser destacada a ocorrência de importantes alterações no desempenho das economias brasileira e paranaense que contribuem para uma percepção mais esperançosa dos empresários. A redução da inflação e da taxa de juros Selic, o saldo positivo na balança comercial do Paraná no ano passado, superior ao desempenho de 2015, e os aumentos no Investimento Estrangeiro Direto (IED) e nas reservas cambiais do Banco Central formam um conjunto de fatores favorável ao empresariado.

“O crescimento do otimismo indica uma possibilidade consistente de início de um processo de recuperação para o comércio, mas que deverá também se adequar ao contexto de contenções ainda prevalecentes na economia”, completa Piana.

Quadro funcional

A pesquisa da Fecomércio PR aponta que 67% dos empresários pretendem manter o número de funcionários. Na edição anterior do estudo, esse índice era de 72%. Os que pretendem reduzir o número de funcionários são 14%, contra 15,1% no segundo semestre de 2016. Por outro lado, aumentou o percentual de gestores que planejam abrir novos postos de trabalho, que passou de 9,7% para 11%.

Dificuldades

A carga tributária elevada, aumento no custo das mercadorias, inflação e clientes descapitalizados são vistas como as maiores dificuldades para o crescimento.

Novos investimentos

Entre os empresários entrevistados, 24% pretendem realizar novos investimentos. Na pesquisa passada, esse percentual foi de 23%. As melhorias incluem reformas e modernização da estrutura, propaganda, novas linhas de produtos, informática e capacitação da equipe.

Análise regional

A pesquisa da Fecomércio contemplou as seis principais regiões do Estado: Curitiba, Londrina, Maringá, Campos Gerais, Oeste e Sudoeste.

Os empresários londrinenses possuem a maior expectativa favorável do Paraná, com 66%. Maringá é a segunda região mais otimista, com 54%. Já a região Oeste, que no 1º semestre de 2016 tinha o índice mais elevado de otimismo, agora se mostra a mais pessimista, com apenas 31% de expectativas favoráveis.

Em Curitiba e Região Metropolitana, 51% dos empresários acreditam que este será um semestre com faturamento melhor. No Sudoeste esse indicador é de 45% e de 32% em Ponta Grossa e Campos Gerais.

Confira a Pesquisa completa aqui

02/02/2017 às 17:23