60 anos do Sinca PR são celebrados com lançamento de livro e homenagens

Em cerimônia solene realizada no Buffet du Batel, o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná (Sinca PR) comemorou, formalmente, suas seis décadas de atuação com o lançamento do livro “60 anos de conquistas dos atacadistas distribuidores”, na noite de quarta-feira (14/12). Fundado em 31 de março de 1956, a publicação acompanha a […]

15/12/2016

Em cerimônia solene realizada no Buffet du Batel, o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado do Paraná (Sinca PR) comemorou, formalmente, suas seis décadas de atuação com o lançamento do livro “60 anos de conquistas dos atacadistas distribuidores”, na noite de quarta-feira (14/12). Fundado em 31 de março de 1956, a publicação acompanha a trajetória do sindicato em defesa do segmento atacadista distribuidor paranaense.

Anfitrião do evento, o presidente do Sinca PR e vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo Hermínio Pennacchi, comentou sobre o projeto editorial do livro feito pela jornalista e ex-assessora de imprensa da entidade, Sulamita Mendes, o qual foi coordenado por sua diretoria. “Temos a alegria de conhecer um pouco mais sobre a história do nosso sindicato registrada no livro e no vídeo institucional lançados nessa ocasião. Era um desejo de nossa diretoria que essa trajetória fosse relatada, preservando a memória de trabalho e luta das categorias as quais representamos. Todos tinham um mesmo sonho, vencer na vida! Sonho que ainda permanece vivo, quando observamos, hoje, a coragem dos que bravamente lutam para um futuro mais inovador e próspero. Continuar trazendo melhorias para todo o setor é algo que sempre acreditei. Registrar e preservar a memória desses 60 anos não é algo somente pela história, mas para termos uma referência do passado e inspiração para o futuro”, pontuou.

Pennacchi recebeu diversas autoridades, entre elas o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, e o vice-presidente da Associação Brasileira de Atacadistas Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), Odemar Müller. O sindicato, que é filiado às duas entidades, aproveitou o momento para homenagear seus representantes, além de fazer a entrega do livro memorial – patrocinado por ambas.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, ressaltou a parceria mantida pela entidade com o sindicato, na gestão e capacitação do comércio de pequenos varejistas – principais clientes dos atacadistas e distribuidores, além de questões tributárias e outras frentes. “É uma alergia comemorar os 60 anos do Sinca, que é um grande parceiro da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná. O Pennacchi e todos os outros presidentes que passaram pela entidade têm sido muito coerentes em suas posições, nas tomadas de decisões, nos investimentos que nós temos no Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná. Estar neste momento especial, comemorando seus 60 anos com o lançamento de um livro, o qual eu já tive a oportunidade de folhear, e que traz uma história fantástica é algo maravilhoso”, comentou o dirigente.

“É um grande prazer representar o presidente da Abad, José do Egito Frota Lopes Filho, nessa noite festiva em que o Sinca Paraná comemora seus 60 anos de fundação. Esta data é um marco para todos os agentes de distribuição do estado do Paraná, motivo de orgulho para todos nós, em especial a Abad, que sempre acompanhou e apoiou as atividades desta entidade. Destacamos que a entidade sempre recebeu do sindicato todo o apoio, inclusive na realização da Convenção Anual do setor, repetidas vezes realizada em Curitiba”, enfatizou o vice-presidente da Abad, Odemar Müller.

Memória

Quando o Sinca Paraná nasceu em 1956, o Brasil experimentava uma fase de grandes mudanças. Novos centros consumidores surgiram e, na época, as estradas eram ruins e não havia legislação pra regulamentar qualquer atividade atacadista. Empresários que enxergaram a necessidade de regular este mercado começaram a se reunir em Curitiba e traçaram as primeiras metas do novo sindicato, que surgia como aliado para gerar oportunidades.

Do início turbulento em Curitiba, quando foi fundado em 1956, ao alcance e presença nos 399 municípios paranaenses nos dias de hoje, essa história está presente no livro que contou com a memória dos ex-presidentes, diretores e parceiros do sindicato. Ao longo dessas seis décadas, nove presidentes passaram pelo Sinca PR: Osmario Zilli (em memória); Dinarti Caprilhone (em memória); Waldomiro Perini (em memória); Douglas Borcath; Alceu Breda; Alceu Ribeiro; Gumercindo Ferreira Dos Santos Junior; Eduardo Rubens De Andrade, e o atual, Paulo Pennacchi. Os ex-presidentes e seus representantes foram homenageados durante o evento, assim como o diretor executivo do Sinca PR, Mauro Cesar Carsten.

Além das placas de homenagem, o livro “60 anos de conquistas dos atacadistas distribuidores” foi entregue aos homenageados, assim como aos patrocinadores: Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR); Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad); a Serasa Experian; PC Sistemas/Totvs; a Máxima Sistemas; a Harald e Comércio de Alimentos S.A; a Vale Fértil; a  Dori Alimentos; a Fernando T. Ishikawa Advogados Associados; a Associação Comercial do Paraná / Boa Vista Serviços, e a Gráfica Radial.

15/12/2016 às 16:14