Fecomércio estreita relações com Argentina

Na segunda-feira (26/09), o embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños, acompanhado pela esposa, Belén di Paolo, pelo cônsul da Argentina no Paraná, Pedro Ezequiel Marotta, e equipe consular, esteve na sede da Fecomércio para um café com empresários e representantes de entidades. A visita teve por objetivo estreitar as relações bilaterais entre a […]

28/09/2016

_BTR9513

Participaram do café com o embaixador da Argentina cônsules, empresários, vice-presidentes da Fecomércio PR e representantes de outras entidades

Na segunda-feira (26/09), o embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños, acompanhado pela esposa, Belén di Paolo, pelo cônsul da Argentina no Paraná, Pedro Ezequiel Marotta, e equipe consular, esteve na sede da Fecomércio para um café com empresários e representantes de entidades. A visita teve por objetivo estreitar as relações bilaterais entre a Argentina e o Paraná.

O embaixador, que assumiu o cargo em dezembro de 2015, após posse do presidente Mauricio Macri, abordou mudanças na economia de seu país depois da transição de governo, falou sobre o papel de economias emergentes dentro do mercado global e enfatizou seu interesse em contribuir para a intensificação e ampliação das relações comerciais entre os dois territórios.

“Nesses últimos nove meses, o governo argentino precisou tomar algumas medidas audazes, muitas vezes rigorosas, para reorganizar o funcionamento da economia e equilibrar os preços dos artigos. Muitas dessas medidas beneficiaram o comércio”, relatou. De acordo com ele, o novo governo eliminou todos os tipos de proibições para importação de produtos. “Aguardo e espero que nos próximos meses tenhamos mais oportunidades de trabalhar concretamente em assuntos específicos referentes a regulações, certificados, origem e processos de controle, metodologias, certificações e regulações sanitárias, de maneira a facilitar o intercâmbio comercial e ampliá-lo”, afirmou.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, com as recentes mudanças políticas, tanto no Brasil quanto na Argentina, as relações comercias entre ambos devem melhorar. Piana anunciou ter sido encarregado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC) de organizar uma missão empresarial para a Argentina, entre outubro e novembro, com a participação de pelo menos 10 federações brasileiras, acompanhadas de empresários dos setores representados.

Sobre o Paraná, o presidente destacou o fato de o estado possuir uma renda superior à média brasileira, o que reflete em um consumo também superior, com a demanda por produtos como vinhos e queijos importados. Piana abordou ainda a importância do fortalecimento do turismo entre Argentina e Paraná. “Nós somos o segundo estado brasileiro de receptivo de estrangeiros. Por que não juntar os nossos interesses?”, questionou.

Durante o encontro, o diretor da Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes, apresentou as principais missões, projetos e acordos firmados pela área. Representantes do ramo supermercadista e do turismo aproveitaram o encontro para falar de suas demandas em relação ao país vizinho. O embaixador respondeu a cada um, colocando-se à disposição para auxiliar nas questões levantadas.

28/09/2016 às 17:19