Percentual de endividamento volta a crescer no Paraná

O endividamento no Paraná apresentou crescimento pelo segundo mês consecutivo, com 85,5% das famílias do Estado endividadas no mês de junho, perante a 83,6% em maio. O índice segue na contramão dos dados nacionais, que têm demonstrado queda pelo quinto mês consecutivo. Em junho, o endividamento das famílias brasileiras foi de 58,1%. Se comparado a […]

04/07/2016

Se comparado a junho de 2015, quando o percentual de famílias endividadas no Paraná era de 88,8%, o índice demonstra que os consumidores têm evitado o endividamento. O índice nacional seguiu a mesma tendência de queda na comparação com junho de 2015, quando era de 62%. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada regionalmente pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

tabela 1

Dos endividados no Paraná, 30% possuem contas em atraso, índice levemente maior do que o verificado em maio (29%) e também maior que em junho de 2015 (27,1%). A falta de condições para pagar as dívidas, que atualmente é de 12,8% das famílias endividadas, também aumentou em relação ao mês passado, quando era de 12,3%. No comparativo anual (mesmo mês de 2015), esse índice era de 9,2%.

Ao mesmo tempo, o índice das famílias endividadas que declararam condições de quitar totalmente suas dívidas diminuiu de 25,2% para 22,2%, entre maio e junho. O percentual também foi inferior ao revelado pela pesquisa de junho de 2015, quando um total de 32,8% das famílias relatavam condições de arcar com os débitos.

O índice de inadimplência (famílias com contas atrasadas há mais de 90 dias) também teve leve aumento, apresentando índice de 50,6%. Em maio, elas representavam 49,2%. Esse índice é maior entre as famílias com renda de até dez salários mínimos, com 53,8%, em comparação às famílias que têm renda familiar de mais de dez salários, faixa em que apenas 35,7% estão inadimplentes.

Nível de Endividamento

A percepção que as famílias têm sobre seu nível de endividamento é um dos itens perguntados durante a pesquisa. Neste quesito, 28,3% das que têm dívidas acreditam estar muito endividadas, percentual pouco maior do que no mês de maio, quando era de 27,1%. Já os dados nacionais revelam que apenas 15% das famílias com débitos consideram-se muito endividadas.

As famílias paranaenses que se consideram em um endividamento mediano são 41,6%, ante a 21,2% na média nacional. Os que se consideram pouco endividados são 15,5% no Paraná e 22,6% nos demais estados. Já os que não têm nenhuma dívida desse tipo são 14,5% no estado e 41,7% no nacional.

tabela 2

Tipos de dívidas

O cartão de crédito, que costuma ser o vilão do endividamento, apresentou aumento na utilização em relação ao mês passado, representando 67,6% das dívidas das famílias paranaenses. Em maio, o percentual era de 65,8%.

A utilização do cartão aparece mais significativa entre as classes com maior poder aquisitivo, representando 72,3% das dívidas das famílias que recebem mais de dez salários mínimos, e de 66,6% daquelas com renda abaixo de dez salários.

tabelas 3

Tempo de comprometimento e percentual de renda comprometida

O tempo médio de comprometimento com as dívidas dos paranaenses é de 7,2 meses. Porém, 46% dos endividados declararam que esse tempo é maior que um ano. Além do parcelamento de compras no cartão, isso pode ser um reflexo de compromissos assumidos com financiamentos de carro e de imóveis. Apesar da maior restrição dos bancos à concessão de crédito, juntos, os dois tipos de financiamento representam a segunda maior causa de endividamento, somando 19,4% dos débitos no Paraná.

O percentual médio da renda comprometida das famílias com dívidas é de 31,9%, sendo que 19,6% dos consumidores têm mais de 50% dos rendimentos já vinculados a dívidas. Em junho de 2015, esse índice era de 18,5%.

Os dados completos da Pesquisa estão disponíveis no site fecomerciopr.com.br/servicos/pesquisas

04/07/2016 às 17:27