11º Festival de Turismo das Cataratas

Começou nessa quarta-feira (15) a 11ª edição do Festival de Turismo das Cataratas. A solenidade de abertura aconteceu no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu, e reuniu autoridades e empresários do trade turístico nacional e internacional. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o Sistema Fecomércio Sesc Senac […]

20/06/2016

2016-06-16-PHOTO-00001413

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR são patrocinadores oficiais do evento, que promete reunir mais seis mil pessoas em dois dias de feira. São 207 stands com mais de 600 expositores apresentando destinos turísticos, produtos e serviços de estados como Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Rio Grande do Norte. Diversos países também aproveitam a oportunidade: Argentina, Uruguai, Paraguai e Peru. “O Festival é reconhecido nacional e internacionalmente e mesmo em um momento econômico complicado ele se mantém. Eventos dessa categoria são necessários para movimentar o turismo. Tanto a CNC quanto a Fecomércio fazem a sua parte para contribuir com esse setor, seja através das nossas escolas de gastronomia, dos sindicatos e também do Sesc”, ressaltou o vice-presidente da CNC e presidente da Fecomércio PR, Darci Piana.

O coordenador do evento, Paulo Angeli, destacou o fato do Festival já ter se consolidado no calendário brasileiro. “A cidade toda comprou a ideia do festival, não é a toa que já somos conhecidos como o maior evento de turismo do Brasil”. O diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, também falou da importância do Festival das Cataratas. “Esse evento serve para aferirmos como anda o turismo na tríplice fronteira. Vale destacar que turismo não se faz somente com atrativos ou belezas naturais; precisa de gente, de mão de obra e acredito que estamos indo no caminho certo”, disse Samek.

O presidente da Embratur, José Parente, também esteve presente e mencionou os grandes eventos que o Brasil vem sediando. “Precisamos aproveitar que os olhos de todo o mundo estarão voltados para o Brasil durante as Olimpíadas para divulgarmos nosso país. Cada turista que passa pelo Brasil movimenta 53 setores da economia. Não podemos deixar passar essa oportunidade”.

2016-06-16-PHOTO-00001414

O diretor executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT) , Márcio Favilla durante a abertura

Quem também prestigiou a abertura foi o diretor executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla, que aproveitou a oportunidade para falar sobre o momento que o turismo vive. “O turismo vem crescendo mais de 4% nos últimos anos. No âmbito geral é reconhecido como uma ferramenta para alavancar a economia de vários países, tanto é que gera um em cada 11 empregos no mundo”, afirmou Favilla. Ainda disse que dentro dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável estipulados pela ONU, o turismo faz parte de três.

Também prestigiaram a solenidade de abertura o secretário de Turismo e Esporte do Paraná, Douglas Fabricio; o prefeito de Foz do Iguaçu, Reny Pereira; o deputado estadual Chico Brasileiro; o vereador Luiz Queiroga; o vice-presidente da Organização Mundial de Termalismo, Fábio Lazzerini; o diretor geral da Expourense e da Termatalia, o espanhol Alejandro Rubin Carballo; o presidente da Fenactur, Michel Tuma Ness; a vice-prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi; o presidente do Sindilojas Foz do Iguaçu, Carlos Nascimento; o presidente do Sindihoteis Foz do Iguaçu, Carlos Silva; a diretora da Câmara de Turismo da Fecomércio PR, Rosa Maria Corbari Maccali, entre outros.

Troféu Abrajet

Ainda durante a abertura, a Associação dos Jornalistas de Turismo do PR e a Paraná Turismo homenagearam personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do setor de turismo no estado. O Troféu Cataratas – Centenário do Turismo no Paraná foi entregue ao presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; ao ex-governador Paulo Pimentel; ao ex-governador Jaime Lerner; à jornalista Rosy de Sá Cardoso; ao primeiro hoteleiro de Foz do Iguaçu, Frederico Engel; e a Sérgio Miguel, pela memória do Turismo do Paraná.

20/06/2016 às 16:39