Endividamento volta a subir no Paraná

Após período mais comedido, percentual de endividados chega a 83,6%. Contas em atraso e falta de condições de pagamento também pioram em maio O endividamento voltou a subir no Paraná. A sucessão de melhoras verificada desde janeiro foi interrompida em maio, quando 83,6% das famílias do Estado relataram ter algum tipo de dívida. Em abril, […]

30/05/2016

tabela 1

O endividamento voltou a subir no Paraná. A sucessão de melhoras verificada desde janeiro foi interrompida em maio, quando 83,6% das famílias do Estado relataram ter algum tipo de dívida. Em abril, o índice era de 82,9%. Contudo, os resultados ainda são favoráveis na comparação com maio de 2015, quando o endividamento abrangia 87,5% dos paranaenses. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

A parcela de famílias com contas em atraso aumentou em relação a abril, passando de 26,5% para 29% neste mês, assim como em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando era de 26,9%. A falta de condições para pagar as dívidas também subiu de 10,2% no mês passado para 12,3%. Em maio de 2015 o percentual de famílias sem condições de arcar com seus compromissos financeiros era de 9,3%.

Diante disso, a inadimplência, que é o atraso superior a 90 dias, também aumentou, saindo de 47% entre os consumidores com contas em atraso em abril para 49,2% em maio.

Apesar do aumento sazonal verificado neste mês, a postura dos paranaenses é similar a dos demais brasileiros, que estão apertando os cintos para equilibrar as contas desde o começo do ano. As famílias estão evitando o endividamento em 2016, algumas pela queda do poder de crédito, outras por optarem por quitar seus compromissos antes de contrair novas dívidas. O cenário nacional manteve o viés de queda, com 58,7% dos brasileiros endividados. No entanto, os percentuais de famílias com contas em atraso (23,7%) e sem condições de pagamento (9%) tiveram aumento.

tabela 2

Nível de endividamento

A maioria dos paranaenses (41,6%) acredita possuir um nível mediano de dívidas, enquanto 27,1% se consideram muito endividados. Outros 16,4% não têm dívidas e 14,9% estão pouco endividados.

tabela 3

Tipos de dívida

O cartão de crédito apresentou queda na sua utilização com relação ao mês passado (67,9%), mas ainda assim concentra 65,8% das dívidas das famílias. Os paranaenses utilizam menos o cartão de crédito em comparação com a média do país, em que 77% das dívidas dos brasileiros estão relacionadas a essa forma de crédito.

O financiamento de veículos e o financiamento imobiliário, apesar da maior restrição dos bancos à concessão de crédito, continuam sendo outros dois principais meios de endividamento, com 11% e 10%, respectivamente. Os carnês correspondem a 5% das dívidas no Estado, mas no cenário nacional respondem por 15% das contas a pagar.

tabela 4

tabela 5

Tempo e percentual de renda comprometida

O tempo médio de comprometimento com as dívidas é 7,2 meses no Estado. Já o percentual médio da renda afetada pelas dívidas é de 31,7%, sendo que 18,5% dos consumidores paranaenses têm mais da metade da renda já vinculada ao pagamento de contas.

tabela 6

30/05/2016 às 17:01