32º Conasipa discute sindicalismo, em Blumenau

Mil e duzentos empresários, líderes sindicais e dirigentes de entidades patronais de todo o Brasil estiveram reunidos em Blumenau, Santa Catarina, de 25 a 27 de maio, na 32ª edição do Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Conasipa), promovido pelo Sindilojas Blumenau. A programação do evento contou com diversificadas […]

30/05/2016

A programação do evento contou com diversificadas atividades, entre elas a palestra com o chefe da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e ex-presidente do Banco Central, Carlos Tadeu de Freitas, analisando o atual cenário econômico brasileiro. Já o presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Osmani Teixeira de Abreu, discorreu sobre os desafios da negociação coletiva de trabalho.

O professor e historiador Leandro Karnal abordou a ética como sendo uma virtude a ser adquirida pelo hábito; o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo apresentou os números registrados pelo estado sob seu comando e os diferenciais catarinenses em relação aos demais estados dos brasileiros, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STF), Marco Aurélio Buzzi, desafiou os presentes que empreguem nas empresas e nos sindicatos a conciliação e a mediação.

No último dia do evento (27), cinco salas simultâneas foram organizadas para debater as temáticas: Gestão da qualidade como diferencial competitivo; Shoppings centers; Desenvolvimento sindical – Sistema de Excelência em gestão sindical; Comércio de rua e, Relacionamento sindical e o Poder legislativo – esta comandada pelo paranaense Zildo Costa.

Também fizeram parte da programação as rodadas de negócios, uma oportunidade para a troca de experiências inovadoras e de sucesso. Para marcar o encerramento do 32º Conasipa foi promovida uma miniOktoberfet, com a apresentação de dança da Associação Folclórica Germânica e show musical O Encontro dos Velhos Camaradas, do Männerchor Liederkranz.

O evento é realizado anualmente e as próximas edições serão nas cidades de João Pessoa (PB) e Bonito (MS).

A cobertura completa do evento será publicada na edição nº 112 da Revista Fecomércio PR e as fotos do evento estão disponíveis aqui.

30/05/2016 às 14:19