Apesar da crise, Dia das Mães deve movimentar o comércio

Sondagem da Fecomércio PR mostra que 71% dos paranaenses pretendem comprar presentes   Este Dia das Mães será marcado pelas lembrancinhas. Em função da crise, os consumidores devem presentear menos e o tíquete médio do presente também baixou. Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostra que […]

06/05/2016

Este Dia das Mães será marcado pelas lembrancinhas. Em função da crise, os consumidores devem presentear menos e o tíquete médio do presente também baixou. Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostra que 71% dos paranaenses planejam comprar presentes. No ano passado, esse percentual era de 78%.

Apesar dos valores reduzidos, os empresários estão animados com a perspectiva de vendas para o Dia da Mães, que é a segunda melhor data para o comércio, perdendo apenas para o Natal. Estima-se que o movimento no varejo seja bastante intenso nesta sexta-feira e no sábado, pois muitos filhos deixaram para comprar o presente na última hora.

O tíquete médio do presente será de R$99,50, abaixo do valor médio registrado em 2015, que era de R$104,00.

A maioria dos paranaenses, 63%, pretende comprar um presente na faixa de R$50 a R$100,00, enquanto outros 28% planejam gastar entre R$101,00 e R$150,00. Apenas 6% afirmam que desembolsarão de R$151,00 a R$ 200,00 e outros 3% vão despender acima de R$200,00.

Para ficar dentro do orçamento, as principais escolhas de presente serão roupas, bolsas e calçados (45%), além dos perfumes e cosméticos (28%).

presente

Situação político-econômica

Questionados sobre a influência da crise política e econômica na escolha do presente desta data, 90% dos entrevistados consideram que a situação atual do país é fator importante tanto para a queda na intenção de consumo quanto na redução do tíquete médio. No ano passado, 82% tinham a mesma percepção, o que evidencia que a conjuntura atual está impactando o consumo de maneira mais contundente neste ano.

Principais motivadores de compras

Para 39% dos consumidores a qualidade do produto é imprescindível para definir a compra. Já 30% focam no preço baixo, enquanto para 11% o desconto no pagamento à vista é fator relevante. A qualidade do atendimento prestado pelo vendedor é determinante para apenas 10% dos clientes e 9% apreciam que o estabelecimento seja flexível com relação às formas e planos de pagamento.

motivador

Metodologia

A sondagem da Fecomércio PR ouviu 350 consumidores na cidade de Curitiba dos dias 12 a 23 de abril de 2016. A amostra foi composta por 78% de mulheres e 22% de homens.

06/05/2016 às 18:17