Fecomércio PR integra comitê gestor do programa Selo Alimentos do Paraná

A Fecomércio PR fará parte do comitê gestor do programa Selo Alimentos do Paraná, que já tem por integrantes o Sebrae/PR, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e o Tecpar, que atua como agente certificador. O selo é um reconhecimento à qualidade na gestão empresarial e de processos de produção de indústrias e beneficiadoras […]

31/03/2016

O selo é um reconhecimento à qualidade na gestão empresarial e de processos de produção de indústrias e beneficiadoras de alimentos e bebidas, que seguem as boas práticas de produção e atendem às exigências sanitárias e aos padrões de qualidade.

Crédito: Rosimeri Dingueleski - Sebrae

Da esquerda para direita: O diretor-executivo da Abrasel, Luciano Bartolomeu; o assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva; o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Agostini; o superintendente da Apras, Valmor Antonio Rovaris; o superintendente da Fiep, Reinaldo Tockus, e o gerente de Certificação de Produtos do Tecpar, Fábio Corrales

A reunião para convite de novos parceiros ocorreu na tarde desta terça-feira (29), na sede do Sebrae, em Curitiba e contou com as presenças do diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Agostini; do superintendente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Reinaldo Tockus; do gerente de Certificação de Produtos do Tecpar Certificação, Fábio Corrales; do assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva; do superintendente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Valmor Antonio Rovaris, e do diretor-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Luciano Bartolomeu.

De acordo com Mello e Silva, a Fecomércio PR aderiu prontamente ao programa por entender que completa a cadeia produtiva, ao abrir novas possibilidades de comercialização dos produtos fabricados em pequenas empresas, que não teriam condições de fornecê-los em larga escala para grandes supermercados ou demais pontos de venda.

Já participam do programa, indústrias, agroindústrias, distribuidores de micro e pequeno porte dos segmentos de alimentos e bebidas, além de cozinhas e restaurantes industriais. Com a ampliação dos parceiros, entre eles a Fecomércio PR, o Selo Alimentos do Paraná permitirá que minimercados, mercearias, panificadoras, delicatessens, hotéis, buffets, bares e restaurantes passem a comercializar produtos produzidos localmente, prestigiando as empresas paranaenses.

“A Fecomércio PR, em parceria com o Sebrae/PR, já apoia e realiza ações de orientação à gestão de minimercados, com o programa Varejo Top Loja, e faz um trabalho similar em bares e restaurantes por meio do Selo do Turismo. Com a adesão ao Selo Alimentos do Paraná, vamos criar novas oportunidades de negócios, tanto para as pequenas indústrias do setor alimentício, quanto para os canais distribuidores no comércio, serviços e turismo, que terão produtos premium e de origem assegurada, com mais qualidade para seus clientes”, avalia o assessor da Fecomércio PR.

Nos próximos dias, será assinado o termo de cooperação, para dar início a participação da Fecomércio PR. A meta é atender mais de 200 empresas de 2016.

Ao aderir ao programa, as empresas participam de atividades como capacitações, treinamentos e consultorias in loco. O programa Selo Alimentos do Paraná tem vigência de 12 meses, período em que os estabelecimentos estão sujeito a auditorias e suspensão do direito de uso em casos de irregularidades comprovadas, tudo para garantir a manutenção da qualidade dos produtos. A micro e pequena empresa investe 50% do valor total do programa e o Sebrae subsidia a outra metade via ferramenta Sebraetec.

Texto: Karla Santin

31/03/2016 às 15:34