Prêmio Mulher Empreendedora chega à 9ª edição

Fecomércio PR homenageia 24 mulheres empreendedoras em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Sesc aproveita a oportunidade e lança a Unidade Móvel Saúde da Mulher O assunto empoderamento feminino nunca esteve tão em alta e não é um termo novo. Desde 1911, quando foi criado o Dia Internacional da Mulher, em homenagem às mais de […]

02/03/2016

arte mulher site

O assunto empoderamento feminino nunca esteve tão em alta e não é um termo novo. Desde 1911, quando foi criado o Dia Internacional da Mulher, em homenagem às mais de 100 operárias que morreram em um incêndio na Triangle Shirtwaist, em Nova York, o tema vem sendo discutido em todo o mundo. Em 2016 esse será o mote do prêmio “Mulher Empreendedora”, promovido pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, por meio da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná (CMEG).

Em sua nona edição, o Prêmio homenageará 24 mulheres empreendedoras que se destacaram no estado, sendo 21 indicadas pelas câmaras instaladas na Paraná e outras três homenagens especiais: a representante do Escritório da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, recebe o prêmio Destaque na Defesa dos Direitos da Mulher; a Deputada Estadual Cláudia Pereira, será homenageada com o troféu Destaque na Gestão de Políticas Sociais e a vice-prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi, como Destaque no Empreendedorismo na Política.

O evento acontece no dia 7 de março, no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu, e reunirá cerca de mil mulheres. Além da premiação, a psicóloga Lígia Guerra ministrará palestra sobre o tema Empoderamento Feminino.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) ocorre o empoderamento feminino quando se: estabelece liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero; trata todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho; garante a saúde, segurança e bem-estar de todos os trabalhadores, homens e mulheres; promove educação, treinamento e desenvolvimento para às mulheres; implementa desenvolvimento empresarial, cadeia de fornecimento e práticas de comercialização que deleguem poder às mulheres; promove a igualdade através de iniciativas e defesa comunitária; mede e publica  o progresso para atingir igualdade de gênero.

Saúde da Mulher

Aproveitando o sucesso do evento que reunirá mais de mil mulheres de todo o estado, o Sesc PR fará o lançamento da Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher. Alinhada com o Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e Colo do Útero do Governo Federal, a Unidade realizará, gratuitamente, exames para prevenção dessas doenças, além de ações educativas e de capacitação em municípios não contemplados com Unidades Físicas do Sesc.

Com equipamentos de ponta, a estrutura interna da Unidade Móvel consiste em consultório para realização de exames citopatológicos (Papanicolau), sala equipada com mamógrafo digital e banheiro. Na parte externa, há uma tenda e equipamentos multimídia para as ações de educação em saúde.

A unidade estará aberta para visitação na segunda-feira (7), durante a tarde. Todas as mulheres convidadas do evento e a imprensa poderão conhecer os equipamentos que atenderão a população paranaense.  O projeto tem capacidade para a realização mensal de aproximadamente 640 exames citopatológicos (exame preventivo de câncer de colo de útero), 768 mamografias (exame preventivo de câncer de mama) e 1.000 atendimentos em educação em saúde. A unidade permanecerá em média dois meses em cada município.

Homenagens especiais

Destaque na Defesa dos Direitos da Mulher – Nadine Gasman

Destaque no Empreendedorismo Político – Ivone Barofaldi

Destaque na Gestão de Políticas Sociais – Cláudia Pereira