Instalada a Câmara Brasileira de Comércio Exterior

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo realizou nesta segunda-feira (30), no Rio de Janeiro, a instalação da Câmara Brasileira de Comércio Exterior (CBCex). Sob a coordenação de Rubens Torres Medrano, da Fecomércio-SP, a CBCex conta com os seguintes membros em sua composição: Rui Lemes (Fecomércio PR), Anderson Santos da Frota (Fecomércio-AM), […]

03/12/2015

Sob a coordenação de Rubens Torres Medrano, da Fecomércio-SP, a CBCex conta com os seguintes membros em sua composição: Rui Lemes (Fecomércio PR), Anderson Santos da Frota (Fecomércio-AM), Fernando Franco de Azevedo Santos (Fecomércio-GO), Henry Uliano Quaresma (Fecomércio-SC), José Augusto de Castro (AEB), Luiz Carlos Bohn (Fecomércio-RS), Luiz Fernando Coelho Brandão (Fecomércio-BA) e Valdir Santos (Feaduaneiros).

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, participou da instalação da CBCex.

“Tenho a convicção de que teremos muito trabalho. O comércio exterior é cada vez mais importante em um cenário de economia globalizada”, afirmou o coordenador Medrano. Segundo ele, o grupo vai trabalhar como um colegiado, tendo como primeira tarefa o levantamento e a consolidação de dados do setor para a construção de um planejamento estratégico de ações. Rubens Medrano disse também que, inicialmente, a proposta é trabalhar em três eixos de atuação: administrativo (com atenção para os acordos e convênios da área), legislativo (voltados para as normas e leis do setor) e operacional (junto à Receita Federal, autoridades alfandegárias etc.).

Entre as ações planejadas, estão a análise da política de Comércio Exterior e Negociações Internacionais, orientando o relacionamento da CNC com órgãos governamentais e outras entidades; a formulação e sugestão de propostas para que a entidade atue junto aos diversos órgãos e entidades governamentais e privadas para aprimoramento da legislação e procedimentos que regulam o comércio internacional; apoio ao entrosamento dos diversos segmentos comerciais e de serviços abrangidos pela Confederação com o mercado mundial; e a sugestão de ações para promoção comercial, investimentos, serviços, acordos internacionais e capacitação profissional do comércio para atividades internacionais.

O ex-ministro da Fazenda e Consultor Econômico da CNC, Ernane Galvêas, foi convidado a falar sobre o panorama do comércio internacional para os membros da Câmara.

Experiência paranaense

O coordenador da Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes, explicou o funcionamento da Câmara no Paraná. O executivo citou missões empresariais, acordos e rodadas de negócios que facilitam a entrada de empresários em novos negócios.

Temas de trabalho – Foram elencados pelos membros da CBCex temas específicos de trabalho, como a estrutura operacional de comércio exterior nos Estados; o panorama nacional e perspectivas internacionais; o relacionamento da CNC com áreas de governo, como MDIC, MRE, Apex, Anvisa, Secretaria da Receita Federal etc.; a exportação de serviços; a facilitação do comércio externo, com atenção às médias, micros e pequenas empresas; o tratamento tributário e fiscal isonômico nos incentivos às exportações de bens e serviços; questões relativas à infraestrutura (portos, aeroportos, ferroviários, aeroviários, rodoviários e marítimos); e zonas Francas de Fronteira, entre outros pontos. A próxima reunião da Câmara está prevista para março de 2016.

(com informações da CNC)

03/12/2015 às 12:24